Sinop/MT – A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (20/8), a Operação Falso Pretor, que resultou na prisão de um homem que se passava por policial federal. A ação incluiu o cumprimento de mandado de busca e apreensão e a apreensão de materiais que caracterizam a falsa identidade funcional.
De acordo com a investigação conduzida pela Inteligência da PF em Cuiabá e Sinop, o suspeito se apresentava como agente federal, estabelecendo contatos com integrantes de outras forças de segurança, simulando participação em operações oficiais e alegando acesso a informações sensíveis. Ele também foi visto circulando pelas ruas portando uma pistola simulacro.
No cumprimento da medida judicial, foram apreendidos:
- Uniformes adulterados da Polícia Federal;
- Uma pistola simulacro;
- Documentos que reforçam a caracterização da falsa identidade funcional.
O preso poderá responder pelos crimes de usurpação de função pública, falsificação de documentos e uso indevido de símbolos da Administração Pública, sem prejuízo de outras condutas que possam ser apuradas durante o inquérito.
A Polícia Federal reforça que a usurpação de funções públicas e o uso indevido de símbolos institucionais são severamente punidos pela legislação brasileira. O uso da imagem da instituição para obtenção de benefícios indevidos será sempre objeto de investigação e repressão rigorosa.
Mais informações sobre ações da PF em Mato Grosso podem ser obtidas pelo site oficial da instituição.
Fonte: cenariomt