Um caminhão-baú arrebentou a fiação de energia elétrica e deixou parte do bairro Bosque da Saúde, em Cuiabá, sem energia, na manhã desta quarta-feira (20).
O incidente ocorreu por volta das 9h30, quando o caminhão passou e arrancou os fios com a força do impacto. O poste também foi derrubado. Com medo de atingir outro equipamento, o motorista parou próximo a fiação de outros postes em frente a um edifício residencial da região.
De acordo com a Lei 5.463/2011, sancionada pelo ex-prefeito de Cuiabá e atual deputado estadual Wilson Santos, o veículo de carga não deveria estar circulando pelas ruas nesse horário.
Uma vez que o caminhão envolvido no sinistro possui 4,20 m de altura e 26 t de peso, sendo 9,5 t vazio. A norma estabelece que caminhões com carga superior a 24 t só podem circular entre 20h e 6h; fora desse período, os motoristas precisam de autorização.
Já a Energisa, concessionária que fornece energia elétrica para o estado, também define critérios para a altura mínima da fiação dos postes de energia, fixada entre 4 e 5,5 m. Todavia, não há informações sobre a altura da fiação do poste atingido.
Uma esquipe da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) esteve no local e confirmou que o motorista não podia trafegar pelo bairro e que os desvios das obras em andamento não suportam o tráfego desse tipo de veículo. Por este motivo o motorista foi notificado.
Fonte: hnt