CENÁRIO AGRO

Produção de peixes e hortaliças recebe impulso em Nossa Senhora do Livramento: saiba mais!

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A produção de alimentos e peixes em Mato Grosso recebeu um novo impulso com a inauguração, no último sábado (16), de uma horta tecnológica e da revitalização da estação de piscicultura “Mais Vida”. Os novos espaços, localizados na Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (Umipi) da Embrapa, no município de Nossa Senhora do Livramento, visam aprimorar a agricultura familiar e a criação de peixes na região.

A estação de piscicultura é um projeto do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). O objetivo é fornecer suporte técnico e alevinos gratuitos para comunidades locais, como ribeirinhos, quilombolas e indígenas que já participam de programas sociais.

A iniciativa também prevê o financiamento de alevinos para agricultores familiares. A expectativa é que o projeto beneficie cerca de 1,5 mil famílias com a distribuição de mil alevinos para cada uma.

“Aqui vamos desenvolver tecnologias, agora para piscicultura, treinamento, desenvolvimento na pesquisa de fazer horta, produzir alimentos em pequenas propriedades. Vamos fazer aqui grandes oportunidades da transformação dessa produção”, destacou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, no evento.

De acordo com o reitor do IFMT, Julio Santos, a revitalização do espaço foi concluída em 90 dias após um convite do Mapa para que o instituto se tornasse um parceiro na iniciativa.

“O ministro nos disse – nós queremos que o IFMT assuma a responsabilidade de digitalizar e colocar em funcionamento a piscicultura lá no município de Livramento para trazer renda, qualidade de vida, geração de emprego para a população da Baixada Cuiabana. E nós aceitamos esse convite”, disse Santos.

Além da piscicultura, a cerimônia marcou o lançamento da primeira horta tecnológica do Projeto Alimentar no estado. A iniciativa, resultado de uma parceria entre o Mapa e a Associação Mato-Grossense de Inclusão Social e Agricultura Familiar (Amais), busca promover o cultivo sustentável de hortaliças e legumes.

Atualmente, o projeto já atende mais de 900 famílias de forma direta e indireta em Mato Grosso, por meio de instituições parceiras. As hortas do projeto estão localizadas em Várzea Grande, Cuiabá e, agora, em Nossa Senhora do Livramento.

Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Dia de Ajudar Mato Grosso e receba notícias em tempo real.

Fonte: canalrural

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.