Palestra do Sebrae/MT em Guarantã do Norte inspira empresários a transformar gestão financeira
Com dicas práticas sobre crédito e planejamento, Marina Farias mostrou como construir autonomia e prosperidade nos negócios.
14/08/2025 às 17:24
Na noite da última terça-feira (12), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), reuniu empreendedores de Guarantã do Norte em um encontro com tema de grande importância no empreendedorismo: gestão financeira. O evento, que também contou com um mutirão de crédito em parceria com instituições financeiras, trouxe a palestra da empresária e mentora Marina Farias, CEO do projeto Rica para Sempre.
Com uma abordagem direta e cheia de exemplos práticos, Marina apresentou os cinco pilares que defende como essenciais para a autonomia financeira — comportamento, planejamento, disciplina, geração de renda e investimentos — e mostrou como o crédito pode ser um aliado do crescimento, desde que usados de forma consciente.
“O principal erro é não anotar. Você acha que lembra de tudo, mas não lembra nem o que tomou no café ontem. É preciso registrar cada entrada e cada gasto, mesmo os pequenos”, alertou.
Marina também falou sobre a importância de pensar a longo prazo e construir uma “vida rica” — conceito que, para ela, vai muito além do saldo na conta bancária. “Autonomia financeira é um direito de todos. Quando você a conquista, pode escolher onde quer trabalhar, como quer viver e com quem quer estar. Isso se constrói com planejamento e gestão”, afirmou.
Além do conteúdo inspirador da palestra, o encontro abriu espaço para que empreendedores tirassem dúvidas e se conectassem com cooperativas e bancos presentes, como Sicredi, Cresol e Sicoob.
Para Carolina Rodrigues, coordenadora da Agência Sebrae/MT em Guarantã do Norte, o objetivo foi entregar conhecimento prático e conexões estratégicas. “Crédito e finanças são assuntos essenciais, principalmente para micro e pequenas empresas. Trouxemos informação e capacitação, além disso, nossos parceiros complementaram com orientações sobre acesso à crédito”, destacou.
A gerente do Sicredi, Daniele Enzweiler, reforçou o papel da aproximação entre empresários e instituições financeiras: “É uma oportunidade única para entender como estruturar o fluxo de caixa e buscar crédito com segurança”.
Já o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarantã do Norte (ACEG), Amauri Pereira Matheus, lembrou que ações como essa fortalecem o comércio local.
Fonte: Sebrae