CUIABÁ

Prefeitura entrega certificados aos taxistas que concluíram Curso de Atualização

Arquivo
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), concluiu os trâmites da 3ª Atualização para Permissionários e Condutores de Táxis de Cuiabá, com a entrega dos certificados aos 65 participantes do curso. A solenidade de entrega aconteceu no auditório da Semob, nesta sexta-feira (8). Os que não puderam estar presente poderão pegar o certificado em outro momento na Secretaria.

Entre eles, um dos mais antigos taxistas de Cuiabá, José Lino de Araújo, 81 anos, dos quais 52 dedicados a profissão. “É muito importante o curso de reciclagem, é rápido e nos mantêm atualizados. Estou muito feliz por mais esse momento”, disse ao receber o certificado.

José Lino coleciona muitas histórias, muitas amizades e clientes fidelizados até os dias atuais. “Tive o privilégio de ser um, entre os 10 carros que atenderam o Papa João Paulo quando esteve em Cuiabá. Acompanhei as mudanças do tempo na vida e na profissão, já fui bonito, hoje estou bacalhau”, brincou. E, entre uma declaração e outra, afirmou que hoje em dia não está fácil ser taxista.

Eliel Sobrinho Santana Souza também recebeu o certificado e pontuou que precisa de mais incentivo junto a população sobre a importância do serviço de táxi, como funciona e como é para ser taxista. Considera que o trabalho com táxi tem resistido ao tempo e precisa desse reconhecimento. “Todo taxista pode ser motorista de aplicativo, mas nem todo motorista de aplicativo pode ser taxista, porque tem esses cursos de atualização para permissionários e condutores de táxis que a gente tem que fazer, tem que ter conhecimento da cidade, e muitas coisas que são diferentes do táxi para o serviço de aplicativo. Mas é prazeroso, é um serviço que a gente escolhe fazer, tanto que estou há 11 anos, e sou um dos taxistas mais novos que tem na categoria”, revelou.

O diretor-secretário do Sindicato dos Taxistas e presidente da Tik Tak Rodoviário, Robson Portela, também reconheceu a importância do curso realizado pela Prefeitura de Cuiabá, através da Semob, bem como dos profissionais que permanecem na atividade. “Só temos a agradecer, a moçada aderiu com bastante entusiasmo, é de extrema importância para o nosso trabalho. Faz toda a diferença no dia a dia e é um estímulo para o motorista de táxi essa qualificação, é uma vez por ano. Essa receptividade da Prefeitura e da Semob é de excelência para nós”, afirmou.

Na oportunidade a equipe que ministrou o curso também recebeu certificado em reconhecimento a dedicação.

3ª ATUALIZAÇÃO

O curso foi disponibilizado gratuitamente em Maio deste ano, tendo 10 horas de treinamento e validade de 5 anos.  Conforme a Lei 12.468/11 e a Resolução 456/13, contou com conteúdo teórico, atividades interativas e avaliação final com 30 questões de múltipla escolha. 

Além de atender à exigência da legislação federal para o exercício do transporte de passageiros, o curso é uma reciclagem, pois revisa os principais artigos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e atualiza os conhecimentos específicos das legislações federal e municipal.

#PraCegoVer

A foto mostra um dos taxistas recebendo o certificado.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Autor: Eliana Bess
Foto: Erlan Aquino

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.