CUIABÁ

Sucesso de público: Primeiro Recital da Escola Municipal de Música de Cuiabá lota Cine Teatro

Arquivo
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realizou com grande sucesso o 1º Recital da Escola Municipal de Música, marcando o encerramento do primeiro semestre letivo de 2025. O evento aconteceu no Cine Teatro de Cuiabá, com a presença expressiva de familiares de alunos, amigos e secretários municipais, celebrando um importante passo na valorização da educação musical e no reconhecimento do talento dos estudantes que compõem o trabalho.

Foram quase duas horas de espetáculo repleto de emoção, com a turma estreando em um palco profissional. A ação representou a realização de um sonho antigo, iniciado com o projeto Cuiabá Sonoro e que agora se concretiza com a criação da Escola Municipal de Música.

“É um sucesso que supera todas as expectativas diante de tantos desafios em realizar um primeiro recital em uma quinta-feira à noite. Estávamos apreensivos, e o público compareceu, teatro cheio. Estiveram presentes secretários da gestão, como Nivaldo e Portocarrero, além do renomado maestro Fabrício Carvalho. Tivemos pais, amigos, famílias e amantes da boa música. Abrimos com chave de ouro esse novo momento da música cuiabana, impulsionado pela gestão do prefeito Abílio Brunini”, destacou o secretário municipal de Cultura, Johnny Everson.

Para a aluna Sofia Alcântara Machado, a ansiedade foi superada pela alegria. “É um sentimento de felicidade ver tudo isso concluído. Agora vou estudar música com mais determinação”, disse, emocionada. A mãe da menina não conteve o orgulho: “ver minha filha no palco, junto com os demais alunos, foi muito emocionante. Um orgulho muito grande ver nossos filhos crescendo e se dedicando à música”.

Marcos Gabriel subiu em um palco de teatro pela primeira vez, mas experiência com instrumentos ele tem. Ele toca bateria e flauta, e na Escola de Música aprendeu a tocar violão. “Eu gosto de música, é muito bom. No primeiro tempo a gente fica nervoso, mas depois passa e não tem mais nervosismo. É só se entregar para a música”.

O pai de Marcos, Suerd Gonçalves de Barros, enalteceu o evento e os professores. “Foi magnífico, fiquei muito alegre e satisfeito com o resultado e pelo desempenho da Escola Municipal de Música, pela dedicação dos professores, pela arte que eles estão fazendo, ensinando esses meninos. Está de parabéns a Escola, os professores e esperamos que se renove a oportunidade no segundo semestre para no final, chegarmos aqui novamente com estes professores”, frisou.

A professora Karol Bataioli reforçou a importância da diversidade e do envolvimento dos alunos. “Temos uma grande variedade de faixas etárias, de crianças a idosos, e um repertório amplo, com vários gêneros musicais. É gratificante ver tanta emoção no palco, tanto dos alunos quanto do público”.

“O 1º Recital da Escola Municipal de Música de Cuiabá marcou o início de uma nova etapa na história da educação musical na capital mato-grossense. Mais do que uma apresentação, foi a celebração de sonhos, conquistas e da arte que transforma vidas. Que venham os próximos semestres e muitos outros recitais”, disse Johnny Everson.

Também prestigiaram o evento, os secretários municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbana, José Afonso Portocarrero, de Planejamento, Nivaldo de Almeida Carvalho Júnior, de Comunicação, Ana Karla Costa, e os adjuntos, Renildo França (Agricultura), Max Aguiar (Comunicação) e Vilmara Vidica (Cultura).

O SONHO

O professor, maestro e coordenador da Escola Municipal de Música, Fernando Reis, destacou a importância do momento para a cultura da capital. “A Escola Municipal de Música é a realização de um sonho que começou com o Cuiabá Sonoro. Hoje, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, conseguimos formalizar essa escola. Ainda precisamos de uma sede própria, com mais estrutura, com setores administrativos e espaços para poder atender muito mais alunos, onde cada professor possa desenvolver suas atividades com muito mais qualidade. Estamos no caminho certo, atendemos mais de 350 alunos. Está bom? Está, mas pode melhorar ainda mais”.

A Escola Municipal de Música é coordenada pelo diretor de economia criativa, Neto Morais. Oferece gratuitamente de diversos instrumentos musicais para a comunidade, na sede da Secretaria Municipal de Cultura, na Avenida Barão de Melgaço, Centro. Conta com os professores Karol Bataioli, Fernando Reis, Eduardo Madá e Joel Amorim, no desenvolvimento dos trabalhos.

#PraCegoVer

A foto mostra os alunos em apresentação no palco do Cine Teatro, sob regência do professor Fernando Reis.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Autor: Eliana Bess
Foto: Rennan Oliveira

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.