O episódio desta sexta-feira (25) do quadro “Tá Lendo o Quê?”, do portal Primeira Página em parceria com a Centro América FM, traz uma obra que mistura coragem, afeto e educação: Somos Coloridos, da artista e escritora Nelli Winter.
Com narração da jornalista Joice Gonçalves e edição de Yasmim Oliveira, o conteúdo mergulha em temas como diversidade, empatia e letramento LGBTQIAPN+, tudo de forma acessível e tocante.
Primeira drag queen escritora de Mato Grosso, Nelly Winter nasceu da arte e da ousadia. Criada pelo publicitário cuiabano Tom Silva, ela subverte estereótipos com salto alto, poesia e propósito.
“O livro nasceu de uma necessidade que observei em Mato Grosso. Vi que muita gente ainda não entende o que é ser drag queen e confunde com identidade de gênero ou orientação sexual”, explica a autora.
Somos Coloridos é, na prática, um verdadeiro guia de letramento LGBTQIAPN+. Com linguagem simples e acolhedora, o livro busca dialogar principalmente com quem está fora da “bolha”, ajudando a desfazer preconceitos e promover o respeito. Mais que um livro, é uma ferramenta de transformação. Ouça o áudio:
No podcast, Tom explica como todo processo ocorreu e a sua perspectiva de escrita como cura.
Com uma escrita potente e acessível, Nelly Winter mostra que resistir também é escrever e que mudar o mundo pode começar com um livro. Como ela mesma resume: “Para garantir que pessoas trans e travestis tenham dignidade, é crucial implementar políticas públicas que assegurem educação inclusiva, saúde, emprego e proteção contra a discriminação. Isso é o básico”.
Se hoje somos coloridos, é porque ontem alguém teve a coragem de ser cor em meio ao cinza.
Fonte: primeirapagina