BARRA DO GARÇAS MATO GROSSO

Barra do Garças: Pontos de Entrega de Barbeiro em Toda a Cidade

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O Escritório Regional de Saúde (ERS), em parceria com a Prefeitura de Barra do Garças, está instalando Postos de Informação em Triatomíneos (PIT), que são pontos de entrega de barbeiros, o inseto causador da Doença de Chagas. A maioria dos pontos de entrega funcionam em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a instalação dessas estruturas seguem se expandindo pelo município.

Atualmente, são 14 PIT’s, dos quais 13 se localizam em UBS’s e um no ERS. Os PIT’s de Barra do Garças podem ser consultados no site. Basta buscar pelo nome do município na barra de busca do mapa que aparece na página. Em caso de dúvidas, peça orientação a um profissional na UBS mais próxima da sua casa ou no ERS.

Nas unidades básicas, as equipes da atenção primária recebem treinamento para o manuseio correto e seguro do barbeiro e para a propagação de informações sobre o inseto e sobre a Doença de Chagas.

Se você encontrar um barbeiro na sua casa ou em outros locais com circulação de pessoas, o ideal é capturar o inseto vivo, com cuidado para não tocar nele diretamente, e entregar em um PIT.

Use uma luva ou revista a mão com uma sacola de plástico para tocar no barbeiro. Coloque-o dentro de um ambiente ventilado, como um pote com furos, e leve até o ponto de entrega o quanto antes.

Não é recomendado matar o animal. Esmagar o barbeiro pode aumentar os riscos de contaminação e ainda impedir a realização da análise laboratorial, que vai detectar se ele possui o protozoário causador da doença.

A testagem do barbeiro é fundamental para que se tome medidas preventivas de controle da proliferação da doença na cidade.

Saiba mais sobre o barbeiro

Os triatomíneos, insetos conhecidos popularmente como barbeiro, são os responsáveis pela transmissão do Trypanosoma cruzi, um microorganismo capaz de causar sérias complicações digestivas e cardíacas, podendo ser fatal se a doença não for tratada devidamente.

Mais ativo à noite, o barbeiro vive em áreas rurais e urbanas, podendo se alojar em telhados, buracos nas paredes das residências, ninhos de aves, galinheiros e galpões.

O protozoário causador da doença é encontrado nas fezes do barbeiro infectado e a contaminação de seres humanos comumente acontece quando o inseto pica a vítima. Ao perfurar a pele da pessoa, o inseto deposita as fezes próximo à picada. A vítima coça a região afetada e o protozoário invade a corrente sanguínea, causando a infecção. Outra forma de transmissão da doença é por meio da ingestão de alimentos contaminados.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.