A edição 2025 do Universo TOTVS, maior evento de tecnologia e negócios da América Latina, que reuniu mais de 20 mil pessoas no Expo Center Norte, em São Paulo, nos dias 17 e 18 de junho, contou com uma delegação de mais de 230 empresas, mostrando que a inovação e eficiência já fazem parte da rotina dos clientes da unidade regional TOTVS Centro Norte. Estiveram presentes representantes de diversos setores, em especial, do Varejo.
Segundo Jonkel Magalhães, diretor-executivo da TOTVS Centro Norte, essa evolução é fruto de anos de aproximação e parceria com os clientes.
“Nós começamos o Universo TOTVS em eventos regionais, com 17 clientes em 2016. Hoje, ter centenas de empresas aqui mostra como a tecnologia deixou de ser acessório e se tornou motor de crescimento e competitividade. E este ano lançamos soluções de inteligência artificial que vão transformar ainda mais os negócios, da gestão ao relacionamento com os clientes”, disse o diretor.
O impacto das novas soluções já se reflete nas empresas do Varejo, que participaram do encontro em busca de conhecimento e oportunidades. Para Anderson Barbosa Rodrigues, gerente de TI da Castrillon Auto Peças, de Cuiabá, o momento é de transformação acelerada. “A gente participa todo ano para ver o que está saindo de novo. O mercado muda muito rápido, principalmente agora com IA. Este ano, viemos com o foco em entender a reforma tributária e como implantar e-commerce na empresa em 2026. A TOTVS é uma referência e estar aqui ajuda a gente a se preparar para essas mudanças”, afirmou à reportagem do , durante o evento, em São Paulo.
Na Castrillon, o uso da tecnologia já faz parte do dia a dia, com quase todo o ecossistema baseado em sistemas TOTVS. “O carro-chefe é o TOTVS Backoffice – Linha Protheus, junto com o TOTVS Fluig, e estamos começando a conversar sobre RD Station para estruturar marketing e vendas digitais. A inteligência artificial, por exemplo, já ajuda minha equipe de TI a responder chamados com muito mais clareza e organização. Isso diminuiu retrabalho e melhorou a comunicação com os usuários. Acredito que a IA vai entrar em tudo e revolucionar o nosso jeito de trabalhar”, destacou Rodrigues.
O gerente de TI da Palusa Distribuidora de Autopeças, Walmir Júnior, também enfatizou o valor da integração entre as soluções TOTVS e a operação logística da empresa. “O Universo TOTVS marca o fim do nosso primeiro semestre, é quando a gente revê outros gestores e se atualiza sobre as novidades. Nossa expectativa era ver o que de prático a inteligência artificial pode trazer, principalmente na logística e na operação do nosso ERP. E aqui sempre voltamos com uma lista enorme de ideias para implementar”, relatou.
Para ele, a TOTVS cumpre um papel fundamental como parceira estratégica. “O relacionamento com o time da TOTVS Centro Norte é excelente. Quando surge uma nova ferramenta, eles nos orientam, ajudam na execução de projetos e são presença constante. É muito mais do que fornecedor; é uma parceria de confiança que nos apoia a transformar tecnologia em eficiência operacional”, disse Walmir.

Nos supermercados Machado, que operam há mais de 14 anos com sistemas TOTVS, a inteligência artificial já começa a se tornar protagonista. “Hoje, tudo está migrando para IA. No nosso caso, ela já ajuda no cadastro de produtos, orientando o usuário com rapidez e clareza. Isso dá uma agilidade que antes a gente não tinha. E quem não se interessar por esse movimento vai ficar para trás”, avaliou Marcos Renato, gerente de TI da rede.
Ele também comentou a importância da proximidade com a TOTVS Centro Norte: “Nós conhecemos o Jonkel, o Neto e o Carlito há muitos anos. É uma relação de confiança que só trouxe benefícios, seja em acordos comerciais ou melhorias contínuas nos nossos processos.”
Francieli Locatelli, que lidera o Grupo Aldo, reforçou o valor o Universo TOTVS como vitrine de possibilidades. “É a terceira vez que venho e sempre é impressionante ver a quantidade de parceiros e soluções que a TOTVS apresenta. A gente veio com uma equipe grande, cada área olhando seu tema: RH, suprimentos, inovação. A inteligência artificial é a grande novidade do ano e é isso que vim buscar, entender como ela pode robotizar processos repetitivos e liberar as pessoas para atividades mais estratégicas”, explicou.
.jpeg)
Ela também destacou como o ERP TOTVS fortaleceu a governança da empresa ao longo dos anos. “Quando decidimos pela TOTVS, nosso objetivo era integrar vendas, finanças e contabilidade para fazer balanço auditado. Com o tempo, percebemos que a tecnologia ajudava a diminuir riscos e elevar o nível de gestão. E sempre que surgiram problemas, a TOTVS esteve presente para resolver. É uma parceria de confiança, não só comercial”, completou.
Para Jonkel Magalhães, o resultado desse movimento é claro: empresas mais preparadas e mais competitivas. “O Universo TOTVS virou um marco tecnológico, que todo mundo espera para ver lançamentos e tendências. Quando vemos clientes do varejo saindo de suas cidades e investindo tempo para aprender e se transformar, sabemos que estamos cumprindo nosso papel: levar inovação e resultado para todo o Centro-Norte do Brasil”, concluiu.
O Universo TOTVS reuniu especialistas, executivos e profissionais de diversas áreas para discutir os impactos e as perspectivas das tecnologias que impulsionam negócios em diferentes setores da economia.
Com dois dias de evento, o público teve acesso a mais de 300 conteúdos entre palestras, painéis e masterclasses, conduzidos por especialistas nacionais e internacionais, para abordar temas voltados aos reais desafios enfrentados pelas empresas, bem como apresentar as estratégias da TOTVS enquanto companhia e as novidades mais recentes.
Segundo Jonkel Magalhães, diretor-executivo da TOTVS Centro Norte, essa evolução é fruto de anos de aproximação e parceria com os clientes.
“Nós começamos o Universo TOTVS em eventos regionais, com 17 clientes em 2016. Hoje, ter centenas de empresas aqui mostra como a tecnologia deixou de ser acessório e se tornou motor de crescimento e competitividade. E este ano lançamos soluções de inteligência artificial que vão transformar ainda mais os negócios, da gestão ao relacionamento com os clientes”, disse o diretor.
O impacto das novas soluções já se reflete nas empresas do Varejo, que participaram do encontro em busca de conhecimento e oportunidades. Para Anderson Barbosa Rodrigues, gerente de TI da Castrillon Auto Peças, de Cuiabá, o momento é de transformação acelerada. “A gente participa todo ano para ver o que está saindo de novo. O mercado muda muito rápido, principalmente agora com IA. Este ano, viemos com o foco em entender a reforma tributária e como implantar e-commerce na empresa em 2026. A TOTVS é uma referência e estar aqui ajuda a gente a se preparar para essas mudanças”, afirmou à reportagem do , durante o evento, em São Paulo.
Na Castrillon, o uso da tecnologia já faz parte do dia a dia, com quase todo o ecossistema baseado em sistemas TOTVS. “O carro-chefe é o TOTVS Backoffice – Linha Protheus, junto com o TOTVS Fluig, e estamos começando a conversar sobre RD Station para estruturar marketing e vendas digitais. A inteligência artificial, por exemplo, já ajuda minha equipe de TI a responder chamados com muito mais clareza e organização. Isso diminuiu retrabalho e melhorou a comunicação com os usuários. Acredito que a IA vai entrar em tudo e revolucionar o nosso jeito de trabalhar”, destacou Rodrigues.
O gerente de TI da Palusa Distribuidora de Autopeças, Walmir Júnior, também enfatizou o valor da integração entre as soluções TOTVS e a operação logística da empresa. “O Universo TOTVS marca o fim do nosso primeiro semestre, é quando a gente revê outros gestores e se atualiza sobre as novidades. Nossa expectativa era ver o que de prático a inteligência artificial pode trazer, principalmente na logística e na operação do nosso ERP. E aqui sempre voltamos com uma lista enorme de ideias para implementar”, relatou.
Para ele, a TOTVS cumpre um papel fundamental como parceira estratégica. “O relacionamento com o time da TOTVS Centro Norte é excelente. Quando surge uma nova ferramenta, eles nos orientam, ajudam na execução de projetos e são presença constante. É muito mais do que fornecedor; é uma parceria de confiança que nos apoia a transformar tecnologia em eficiência operacional”, disse Walmir.

Nos supermercados Machado, que operam há mais de 14 anos com sistemas TOTVS, a inteligência artificial já começa a se tornar protagonista. “Hoje, tudo está migrando para IA. No nosso caso, ela já ajuda no cadastro de produtos, orientando o usuário com rapidez e clareza. Isso dá uma agilidade que antes a gente não tinha. E quem não se interessar por esse movimento vai ficar para trás”, avaliou Marcos Renato, gerente de TI da rede.
Ele também comentou a importância da proximidade com a TOTVS Centro Norte: “Nós conhecemos o Jonkel, o Neto e o Carlito há muitos anos. É uma relação de confiança que só trouxe benefícios, seja em acordos comerciais ou melhorias contínuas nos nossos processos.”
Francieli Locatelli, que lidera o Grupo Aldo, reforçou o valor o Universo TOTVS como vitrine de possibilidades. “É a terceira vez que venho e sempre é impressionante ver a quantidade de parceiros e soluções que a TOTVS apresenta. A gente veio com uma equipe grande, cada área olhando seu tema: RH, suprimentos, inovação. A inteligência artificial é a grande novidade do ano e é isso que vim buscar, entender como ela pode robotizar processos repetitivos e liberar as pessoas para atividades mais estratégicas”, explicou.
.jpeg)
Ela também destacou como o ERP TOTVS fortaleceu a governança da empresa ao longo dos anos. “Quando decidimos pela TOTVS, nosso objetivo era integrar vendas, finanças e contabilidade para fazer balanço auditado. Com o tempo, percebemos que a tecnologia ajudava a diminuir riscos e elevar o nível de gestão. E sempre que surgiram problemas, a TOTVS esteve presente para resolver. É uma parceria de confiança, não só comercial”, completou.
Para Jonkel Magalhães, o resultado desse movimento é claro: empresas mais preparadas e mais competitivas. “O Universo TOTVS virou um marco tecnológico, que todo mundo espera para ver lançamentos e tendências. Quando vemos clientes do varejo saindo de suas cidades e investindo tempo para aprender e se transformar, sabemos que estamos cumprindo nosso papel: levar inovação e resultado para todo o Centro-Norte do Brasil”, concluiu.
O Universo TOTVS reuniu especialistas, executivos e profissionais de diversas áreas para discutir os impactos e as perspectivas das tecnologias que impulsionam negócios em diferentes setores da economia.
Com dois dias de evento, o público teve acesso a mais de 300 conteúdos entre palestras, painéis e masterclasses, conduzidos por especialistas nacionais e internacionais, para abordar temas voltados aos reais desafios enfrentados pelas empresas, bem como apresentar as estratégias da TOTVS enquanto companhia e as novidades mais recentes.
Fonte: Olhar Direto