O Mato Grosso se prepara para sediar, nos dias 18, 19 e 20 de agosto de 2025, a 6ÂȘ ConferĂȘncia Estadual das Cidades em CuiabĂĄ. Com o tema âConstruindo a PolĂtica Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democrĂĄticas, sustentĂĄveis e com justiça socialâ, o encontro busca fortalecer o diĂĄlogo entre governo e sociedade civil.
Os municĂpios tĂȘm atĂ© 20 de julho para realizar suas conferĂȘncias locais, nas quais devem propor diretrizes e eleger delegados para a etapa estadual. AtĂ© agora, apenas Sapezal e MarcelĂąndia realizaram esses encontros, evidenciando a necessidade de maior mobilização para garantir participação ampla.
A conferĂȘncia estadual contarĂĄ com painĂ©is temĂĄticos, grupos de discussĂŁo e plenĂĄrias, reunindo 634 delegados de diferentes setores, como movimentos populares, setor empresarial, instituiçÔes acadĂȘmicas e organizaçÔes civis. SerĂŁo debatidos avanços e desafios na implementação de polĂticas urbanas, alĂ©m de definidas prioridades para o estado e os municĂpios.
Entre os eixos de debate estĂŁo a integração entre ĂĄreas como habitação, mobilidade, saneamento e uso do solo; estratĂ©gias de financiamento e governança; e temas transversais como sustentabilidade ambiental, emergĂȘncias climĂĄticas, transformação digital e segurança pĂșblica.
Ao final, os delegados escolhidos representarĂŁo o estado na 6ÂȘ ConferĂȘncia Nacional das Cidades, que acontecerĂĄ em BrasĂlia. Um relatĂłrio final reunirĂĄ as propostas e diretrizes para subsidiar a formulação de polĂticas urbanas em nĂvel federal, sob coordenação do MinistĂ©rio das Cidades.
Fonte: cenariomt