A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Barra do Garças e do Núcleo de Inteligência da Regional, prestou apoio crucial à Polícia Civil do Rio Grande do Sul na localização e prisão de um advogado procurado por uma série de fraudes bancárias de grande escala em todo o país.
O advogado era o principal alvo da Operação Malus Doctor, conduzida pela polícia gaúcha, que investiga um grupo de advogados suspeitos de utilizar procurações falsas e outros documentos para fraudar ações judiciais e obter empréstimos bancários em nome de clientes, sem o conhecimento ou consentimento das vítimas. Em alguns casos chocantes, as vítimas já haviam falecido. Estima-se que as fraudes tenham causado um prejuízo milionário ao sistema bancário e lesado milhares de pessoas, especialmente servidores públicos e aposentados. O montante movimentado pelo esquema criminoso ultrapassa os R$ 50 milhões.
As investigações da Polícia Civil do Rio Grande do Sul indicaram que o advogado foragido havia se escondido em Barra do Garças, buscando refúgio em laços familiares e de amizade na região. Uma equipe especializada da polícia gaúcha se deslocou até o município mato-grossense, contando com o apoio tático e logístico das unidades policiais locais.
O trabalho de inteligência identificou que um empresário de Barra do Garças, amigo pessoal de longa data do foragido, estava oferecendo abrigo e auxílio na fuga, inclusive disponibilizando seu veículo particular para uma possível fuga interestadual.
A operação integrada envolveu a Polícia Militar de Goiás, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Barra do Garças e a PRF de Dourados (MS). As forças de segurança monitoraram o veículo utilizado na fuga e realizaram a abordagem em Dourados (MS), onde o mandado de prisão preventiva contra o advogado foi cumprido.
Durante a abordagem, o empresário que conduzia o veículo também foi preso em flagrante pelos crimes de favorecimento pessoal e obstrução da persecução penal, por ter ajudado o foragido a escapar da Justiça, ocultando informações, mentindo à família e fornecendo transporte para sua fuga.
A Polícia Civil de Mato Grosso destacou a importância da colaboração entre as forças de segurança de diferentes estados para o sucesso da operação. “Essa ação demonstra a força da cooperação interestadual e o compromisso da Polícia Civil de Mato Grosso com a localização e prisão de foragidos que acreditam que podem se esconder em nossa região”, afirmou um dos delegados envolvidos na operação.
Fonte: cenariomt