Notícias

Pai e filho com bons antecedentes, ex-servidor réu primário possui ficha criminal

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Benedito Anunciação de Santana, preso preventivamente pelo assassinato da sua própria enteada, a adolescente Heloysa Maria de Alencastro Souza, de 16 anos, nesta terça-feira (22), em Cuiabá, insistiu que a motivação e a “encomenda” do crime teria partido de Suellen Alencastro, sua companheira e mãe da jovem brutalmente executada. Parte da estratégia da defesa é alegar bons antecedentes.
O advogado de defesa de Benedito Anunciação de Santana e Gustavo Benedito Junior Lara de Santana, Rodrigo Pouso Miranda, disse que pai e filho se mostraram arrependidos e abalados com o assassinato da adolescente Heloysa Maria de Alencastro Souza, de 16 anos. O jurista também alega que os suspeitos possuem réu primário, no entanto, Benedito tem antecedentes criminais por ameaça, lesão corporal, desobediência, desacato, vias de fato e difamação. 
Benedito teria encomendado a morte de Heloysa e da mãe dela, Suellen Alencastro, com quem mantinha um relacionamento amoroso desde dezembro de 2024. Ele contatou o filho para a execução do crime e mais dois menores de idade. Gustavo é o único suspeito sem antecedentes criminais. 
“Eles se mostraram arrependidos, abalados. Como eu disse ali na audiência, não é algo natural, pelo histórico deles mesmo, réu primário, bons antecedentes, trabalham, estudam”, afirmou Pouso após a audiência de custódia ocorrida perante a 2ª Vara Criminal de Cuiabá, nesta quinta-feira (24). 
Benedito é ex-gerente de Transportes da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e também era líder comunitário e religioso. Sua ficha criminal inclui registros por lesão corporal (2009), desobediência, desacato e vias de fato (2013), difamação e ameaça (2015), além de outras denúncias por ameaças ocorridas em 2021 e 2023.

Heloysa desapareceu na tarde de terça-feira (22), após um suposto roubo na casa da família. Câmeras de segurança mostram o momento em que ela foi levada por criminosos no carro da família. Horas depois, o corpo da jovem foi encontrado dentro de um poço, em uma área de mata.
O padrasto da vítima, o agora ex-servidor da Seciteci Benedito Anunciação Santana, de 42 anos, é apontado como o autor do crime. Ele foi preso ainda na terça-feira, após levar a esposa e mãe da adolescente, Suellen de Alencastro Arruda, para a UPA do bairro Jardim Leblon. A mulher foi agredida durante o suposto assalto e socorrida por vizinhos.
Segundo informações obtidas pela reportagem, o filho de Benedito, Gustavo Benedito Junior Lara Santana, de 18 anos, confessou que seu pai matou Heloysa por ciúmes da mãe da jovem, após uma discussão motivada por mensagens trocadas com o ex-marido. Os dois estavam juntos há cerca de seis meses.
Além de Benedito e do filho dele, também foram apreendidos dois adolescentes, sendo um de 16 e 17 anos, totalizando quatro envolvidos. Todos estão sob custódia da polícia.

 

Fonte: Olhar Direto

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.