A 6ª edição do Festival da Pamonha da Comunidade Rio dos Peixes, localizada às margens da rodovia MT-251, comercializou 34 toneladas de milho, utilizadas em uma ampla variedade de pratos à base do produto, durante quatro dias de festividade.
Foram vendidas cerca de 300 porções de chica doida, 150 porções de caldo de kenga e aproximadamente 100 unidades de cuscuz. Também foram comercializados 700 kg de massa de pastel, sendo que cada quilo rende de cinco a sete pastéis.
O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SMTur), Fernando Medeiros, destacou o sucesso do evento, o empenho dos parceiros e o apoio da população, que compareceu em peso ao festival, movimentando a economia e promovendo o turismo na comunidade. Nesta edição, cerca de seis mil pessoas por dia visitaram o local.
“A população compareceu, comeu muita pamonha — foram toneladas e toneladas de milho vendidos — gerando um impacto direto na renda das famílias. Foram quatro dias de festividade que deram super certo! Quero agradecer a todas as pessoas que estiveram diretamente envolvidas: os comerciantes, a Comissão Organizadora e todas as secretarias que nos ajudaram a realizar este evento. Obrigado ao prefeito Abilio pela confiança e à população que participou”, destacou o secretário.
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, destacou que, mesmo com as dificuldades financeiras, o município garantiu a infraestrutura e o suporte logístico para a realização do evento. Ele ressaltou que o Festival da Pamonha representa a valorização das tradições, por promover cultura e gastronomia. Para o próximo ano, o chefe do Poder Executivo afirmou que irá buscar apoio de deputados para ampliar o evento e viabilizar um espaço permanente.
“Para o ano que vem, planejamos um evento com muito mais estrutura, mais atividades e mais atrações musicais, que também chamam a atenção do público. Vamos trabalhar para buscar emendas parlamentares, a fim de viabilizar um local permanente, onde, além do festival, possamos realizar outras atividades culturais ao longo do ano”, afirmou.
Katia Maraiki Schroeder, membro da Comissão Organizadora do Festival da Pamonha, destacou o impacto positivo do evento na economia local, ressaltando a oferta de produtos a preços acessíveis em 56 pontos de venda. Ela enfatizou que a iniciativa contribuiu significativamente para valorizar a região e impulsionar o turismo gastronômico na comunidade do Rio dos Peixes.“Agradecemos imensamente à população cuiabana por nos ajudar a alcançar nossos objetivos e superar as expectativas. O Festival da Pamonha foi um sucesso absoluto. Parabenizamos a gestão do prefeito Abilio Brunini e todas as secretarias envolvidas”, afirmou Katia.
#PraCegoVer
A imagem mostra espigas de milho, ingrediente principal de diversos pratos típicos apresentados no Festival da Pamonha, realizado pela Comunidade Rio dos Peixes.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Autor: Adriana Assunção
Foto: Rennan Oliveira