Além de exibirem diferentes técnicas de paisagismo e espécies de plantas, os jardins botânicos rendem gostosos passeios ao ar livre. Com a chegada da primavera no Hemisfério Norte, confira alguns dos jardins botânicos mais belos do Reino Unido:
1. Helmsley Walled Garden – Yorkshire, Inglaterra
Espécie de anexo do Parque Nacional de North York Moors, o Helmsley Walled Garden é um jardim vitoriano cuidadosamente restaurado, com belo paisagismo, pomares e estufas. Aberto diariamente de março a dezembro, o espaço convida os visitantes a passear entre as flores e, depois, tomar um café ou chá no The Vine House Café. O Helmsley Walled Garden foi um dos locais de filmagem da adaptação de 2020 de O Jardim Secreto.

2. The Eden Project – Cornualha, Inglaterra
O Eden Project tem exposições de diferentes biomas, que vão de florestas tropicais a climas mediterrâneos. Trata-se de uma ótima oportunidade de conhecer tanto plantas nativas britânicas quanto espécies internacionais. O lugar recebe uma variedade de eventos e oficinas ao longo do ano, sempre com uma atenção especial à sustentabilidade e à relação entre homem e natureza.

3. Royal Botanic Garden – Edimburgo, Escócia
Ocupando 70 acres de Edimburgo, o Royal Botanic Garden guarda uma coleção de olantas do mundo todo. Os visitantes podem passear por jardins centenários, alguns deles com espécies exóticas, como o Rock Garden e o Chinese Garden.

4. Royal Botanic Gardens – Londres, Inglaterra
Declarados um Patrimônio Mundial da Unesco, os Royal Botanic Gardens no sudoeste de Londres são conhecidos por seu acervo de mais de 50 mil plantas. É possível explorar tanto os lindos jardins quanto os edifícios históricos e estufas, como a Palm House e a Temperate House. Eventos e exposições dedicadas à conservação e pesquisa ocorrem o ano todo.

5. RHS Garden Bridgewater – Salford, Inglaterra
Com mais de meio milhão de metros quadrados na região metropolitana de Manchester, o RHS Garden Bridgewater é o mais novo empreendimento do portfólio da Royal Horticultural Society. Projetado pelo renomado arquiteto e paisagista Tom Stuart-Smith, o local possui áreas temáticas, exibições florais e trilhas por uma floresta. O jardim tem como foco a sustentabilidade e biodiversidade.

6. Bath Botanical Gardens – Somerset, Inglaterra
Localizado no Royal Victoria Park desde 1887, o Bath Botanical Gardens possui uma rica diversidade de vida vegetal em um jardim de 2.5 hectares. O parque apresenta exibições sazonais, um jardim sensorial e um jardim de rosas digno de filme, todos emoldurados por árvores históricas.

7. Birmingham Botanical Gardens – West Midlands, Inglaterra
O Birmingham Botanical Gardens esbanja um espaço de 60 mil metros quadrados, com mais de sete mil plantas dispostas por paisagens que incluem quatro estufas de ecossistemas abrangentes e diversos. Visitantes podem passear por áreas temáticas, como o jardim de rochas e o jardim de ervas.

8. Highgrove Gardens – Gloucestershire, Inglaterra
Que tal um passeio pela residência privada de um rei? O Highgrove Gardens é um jardim de 120 mil metros quadrados na zona rural de Gloucestershire fundado pelo Rei Charles III em 1980. Os campos de flores silvestres e o renomado Kitchen Garden, que abastece a casa real com produtos frescos, são os destaques do passeio.

9. The Alnwick Garden – Northumberland, Inglaterra
Desenvolvido pela Duquesa de Northumberland, o Alnwick Garden é conhecido especialmente por seus conceitos inovadores de paisagismo. Dentre suas diversas áreas temáticas estão o Poison Garden, com uma variedade de plantas tóxicas, e a Grand Cascade, a maior fonte em jardim do Reino Unido. Visitantes podem explorar jardins ornamentais, casas na árvore e exibições que acompanham as estações do ano. A variedade de opções de programas e eventos se extende até mesmo ao cinema: o jardim fica próximo ao Castelo de Alnwick, onde foram filmadas diversas cenas de Harry Potter.

Fonte: viagemeturismo