Combate ao Mosquito
Economia

Intenção de Consumo das Famílias em Cuiabá tem Queda, Apesar de Emprego e Renda em Alta

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O início de 2025 apresenta um cenário de cautela no consumo das famílias em Cuiabá, conforme apontam os dados do Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF).

Em fevereiro, o índice registrou 111,2 pontos, representando uma queda de 2,6% em relação ao mês anterior e uma retração de 6% desde novembro de 2024.

A pesquisa, realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e analisada pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT), revela que, apesar da queda, o índice ainda se mantém 2% acima do registrado em fevereiro de 2024.

Queda no Consumo, Otimismo no Emprego e Renda

Apesar da retração no consumo, a pesquisa aponta para um cenário positivo em relação ao emprego e à renda na capital mato-grossense. “Mesmo com o consumo continuando em queda neste início do ano, índices como Perspectiva Profissional e Renda Atual refletem um cenário positivo na capital e que pode refletir para o estado, uma vez que atingimos o menor nível de desemprego do país”, destaca a análise do IPF-MT.

Queda Nacional e Local: Bens Duráveis e Perspectiva de Consumo

A pesquisa também observou uma queda no ICF em nível nacional, embora menos acentuada. O principal fator que influenciou essa queda foi o consumo de bens duráveis, que interrompeu uma sequência de altas observada desde dezembro de 2024.

Em Cuiabá, a retração foi mais intensa, com quedas de 5,9% no Nível de Consumo Atual e de 3,9% na Perspectiva de Consumo. No entanto, o índice de Perspectiva Profissional apresentou um desempenho positivo de 1,8% em fevereiro.

Renda Atual: Maioria Avalia como Melhor em 2025

Apesar de uma leve queda em relação a janeiro, a maioria dos entrevistados em Cuiabá ainda considera sua renda atual melhor do que no mesmo período do ano passado. Segundo a pesquisa, 55,3% avaliaram a renda atual como “melhor”, enquanto 25,1% a consideraram “igual” e 19,01% a avaliaram como “pior”.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.