Em 2024, o mercado de trabalho em Mato Grosso criou 25.758 novas vagas, impulsionado principalmente pelo setor de serviços. Apesar da forte alta nesse setor, o número de vagas criadas em 2024 não superou o desempenho do ano anterior, que registrou 39.236 novas vagas.
Cuiabá lidera o ranking estadual, com 6.793 novos postos de trabalho, seguida por Várzea Grande, com 3.293, e Rondonópolis, com 2.235. Essas cidades têm em comum o crescimento da mão de obra no setor de serviços.
Outras cidades que também se destacaram na geração de empregos foram Sinop (1.764), Lucas do Rio Verde (1.228) e Primavera do Leste (906).Sinop registrou maior crescimento no setor industrial, enquanto Lucas do Rio Verde e Primavera do Leste seguiram a tendência das cidades maiores, com expansão no setor de serviços.
Setores que mais empregam em Mato Grosso
O setor de serviços se manteve na liderança das contratações em Mato Grosso, seguido pelo comércio e pela indústria. A construção civil, por sua vez, registrou queda na contratação, e a agropecuária fechou no vermelho, com 863 vagas fechadas.
Fonte: cenariomt