Frankfurt é um ponto de conexão conhecido de quem viaja pela Europa, por sediar o maior aeroporto da Alemanha e um dos mais movimentados do continente. Mas há muito a explorar na cidade – especialmente no período de final de ano.
Para quem sempre quis viver o clima de um filme de Natal, Frankfurt é o lugar certo: a cidade anualmente é palco para um dos mais tradicionais Mercados de Natal da Alemanha.
Na verdade, aqui cabe uma correção: não é apenas um mercado de Natal, mas vários espalhados pelas ruas da cidade – chamados por lá de Weihnachtsmarkt.
O sucesso é tanto que o modelo foi replicado até em outros países. Todo ano, a Inglaterra recebe o Mercado de Natal “de Frankfurt” em Birmingham.
Ver essa foto no Instagram
História dos mercados de Natal em Frankfurt
Os mercados de Natal são tão antigos que, em sua origem, pouco carregavam das populares tradições natalinas atuais. Não havia árvore de Natal ainda e muito menos renas ou Papai Noel.
Em Frankfurt, as primeiras feiras datam de 1393. Comerciantes se reuniam para expor seus melhores produtos no final do ano. Peças teatrais já serviam de entretenimento aos visitantes.
Ao longo dos séculos, diferentes costumes foram surgindo e dando forma aos mercados de Natal nos moldes de hoje – as árvores de Natal, por exemplo, foram popularizadas no século 19.
Aproveite o Mercado de Römerberg
A praça de Römerberg, cercada pela prefeitura e por construções típicas do século 15, sedia o principal Mercado de Natal no centro de Frankfurt.
Em 2024, a feira vai de 25 de novembro a 22 de dezembro. Além das dezenas de estandes em formato de cabana de madeira onde os mais variados produtos são vendidos, uma árvore de Natal de 30 metros de altura é colocada no meio da praça e decorada com luzes e adereços.
Não deixe de tirar uma foto nesse cenário de filme – para ficar ainda mais alinhado à tradição alemã, é praticamente obrigatório estar com uma gluwhein quentinha em mãos. Essa versão alemã do quentão é a bebida mais vendida nos mercados de Natal, preparada com vinho quente e especiarias.
Além do vinho quente, os mercados natalinos são uma ótima oportunidade para conhecer mais da culinária local. As linguiças fritas são um clássico, mas a flammkuchen, versão alemã da pizza, é uma boa opção para uma refeição.
Outra dica é levar euros no bolso: algumas bancas só aceitam dinheiro e você certamente vai encontrar algo para presentear ou levar de lembrança. Os produtos mais tradicionais são brinquedos e decorações em madeira, mas há uma variedade de itens artesanais, como velas e cachecóis.
Para as crianças, dar uma volta no carrossel da praça é o grande atrativo. Outras atividades, como shows de corais — neste ano, também está prevista uma versão da apresentação em língua de sinais — e exibição de peças, alegram as famílias visitantes e adicionam ainda mais um toque natalino ao evento.
O Mercado Natalino em Römemberg funciona das 10h às 21h de segunda-feira a sábado. Aos domingos, abre um pouco mais tarde, às 11h. Para chegar até lá, o ideal é usar transporte público: as linhas U4 e U5 do metrô vão até a estação de Dom/Römer. O tram – bonde ou trem de rua – leva até a estação de Römer/Paulskirche pelas linhas 11, 12 e 14.
Mais informações podem ser obtidas no site oficial de turismo da cidade.
Explore a cidade no clima natalino
No terraço do prédio City Alm, o City Christmas é o mercado de Natal voltado para quem busca um passeio noturno, embalado por música e drinks. De lá, dá para ver o horizonte cheio de prédios da cidade.
Outra praça no centro da cidade, a Paulsplatz, recebe uma extensão do Mercado de Römemberg. Apesar de não contar com uma árvore de Natal gigante, há mais opções de presentes para comprar.
Na Friedrich-Stolze-Platz, uma série de cabanas de comerciantes é decorada exclusivamente de cor-de-rosa. O mercado Pink Christmas tem opções de bebidas aquecidas, sopas e outros alimentos, bem como lembranças natalinas.
Um mercado de Natal especial leva a exposição de obras de arte, como pinturas e fotografias, para as ruas da cidade. O Artists Market acontece em alguns dias específicos no saguão Römerhallen e na igreja Paulskirche.
Em Hauptwache, é possível visitar as bancas de feirantes natalinos e aproveitar para emendar um programa turístico, já que a praça fica diante da Zeil, a maior rua de compras de Frankfurt.
Fonte: viagemeturismo