Sophia @princesinhamt
Lifestyle

Idoso de 88 anos conclui 12ª maratona e declara: Me sinto rejuvenescido

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Idoso de 88 anos competa 12ª maratona: “me sinto mais
Aos 88 anos, o idoso Ploutarchos Pourliakas correu sua 12ª maratona e bateu o próprio recorde. – Foto: ABS-CBN News

Aos 88 anos, este idoso mostrou que envelhecer não é sinônimo de não ter e vitalidade. Ele correu a sua 12ª maratona. Detalhe: começou a treinar aos 73 anos.

Ploutarchos Pourliakas é da Grécia. Motivado pelo filho, que é ultramaratonista, ele completa feitos impressionantes para a idade. A última conquista foi na “The Autentic”, a maratona que remonta aos tempos da Grécia Antiga, quando o mensageiro Filípides correu 42 km de Maratona até Atenas para anunciar a vitória grega sobre os persas.

O idoso completou o percurso em 6 horas e 31 minutos e bateu seu próprio recorde pessoal na prova, 18 minutos mais rápido do que no ano passado. Ao final da corrida, brincou. “Sinto-me mais jovem do que meus 88 anos”, arrancando risadas dos presentes.

Corrida aos 73

O hábito da corrida chegou tarde na vida do . Mais precisamente aos 73 anos.

A inspiração está na própria família. O filho, é corredor especializado em provas de ultramaratonas. Assim, conseguiu motivar o pai a buscar algo que parecia impossível para alguém da idade dele.

Com força de vontade, persistência e treino, Ploutarchos Pourliakas surpreendeu os que o cercavam. “Por que você não acreditaria. Todos nós podemos, contanto que queiramos”, indagou o grego.

12 maratonas

Correr 12 maratonas não é pra todo mundo. O feito envolve foco e .

E o idoso, revela que o treino não é apenas físico. “A mente tem que concordar com o que você está fazendo”, disse ele.

A última até então, porque ele não pretende parar, foi a 41ª Maratona de Atenas. Na chegada, muita comemoração e a certeza, mais uma vez, que a idade não é áreo para aqueles que têm determinação.

Rotina de treinos

A rotina de treinos é puxada. Ploutarchos corre aproximadamente 5 km por dia. Além disso, evita fumar, beber muito e dormir tarde.

“Eu nunca fumei. Não me entrego a excessos, não bebo, não fico acordado até tarde”, explicou.

Para ele, é possível se permitir, desde que seja com equilíbrio.

“Eu como de forma equilibrada, tudo, mas com moderação. No entanto, eu tomo um tsipouro ( local) todos os dias, não como uma bebida, mas como um remédio”, contou em entrevista à Reuters.

Veja como ele terminou a prova super bem:

Ploutarchos corre 5 km todos os dias. É muita disposição! – Foto: ABS-CBN News

Fonte: sonoticiaboa

Sobre o autor

Avatar de Fábio Neves

Fábio Neves

Jornalista DRT 0003133/MT - O universo de cada um, se resume no tamanho do seu saber. Vamos ser a mudança que, queremos ver no Mundo