Saiba como cadastrar e baixar o APP da Carteira de Trabalho Digital e como inserir seus dados na nova carteira. Se você tem a antiga, saiba que poderá transferir todos os dados dessa para a digital. Aprenda como fazer aqui!
Quem não se lembra, antes a Carteira de Trabalho era impressa e azul, onde se colocava seus registros de trabalho e informações complementares de férias e outros detalhes? Pois é, ela mudou e agora é 100% digital, passando agora a ser a Carteira de Trabalho Digital.
Que são tempos modernos e que o avanço digital está a todo vapor, todo mundo já sabe, e é exatamente isso que incentivou a atualização vigente desde 2019. Além disso, a Carteira de Trabalho Digital veio para trazer mais praticidade ao cidadão e trabalhador.
O que é a Carteira de Trabalho Digital
Substituta da Carteira de Trabalho Física, a nova Carteira de Trabalho Digital também possui todas as informações da anterior, mas sua atualização é feita diretamente no sistema, o que otimiza tempo tanto da empresa, como do trabalhador.
Agora, para fazer as novas anotações você não precisa mais levar seu documento no setor de departamento pessoal.
Para que servirá?
A Carteira de Trabalho Digital serve para acompanhar todo o registro de trabalho de uma pessoa, sendo um dos documentos mais importantes para qualquer trabalhador. Pois através dela é possível verificar tempo de serviço em uma empresa, remuneração, período de férias, aumento de salário, etc.
Como funciona a Carteira de Trabalho Digital?
O que antes era físico, agora é virtual, mas a funcionalidade continua a mesma, isso porque quando se perdia a via física, o trabalhador tinha que solucionar algumas etapas para conseguir uma nova, como por exemplo ir em cada empresa que já trabalhou para receber novamente o carimbo.
- Confira essas informações também:
Não consigo validar os dados na Carteira de Trabalho Digital: como resolver?
Como criar uma CTPS Digital
Caso você ainda não possua Carteira de Trabalho, a nova CTPS digital pode ser criada através do seu CPF através do Portal GOV. Você só precisa informar seus dados pessoais e responder um questionário com perguntas do seu histórico de trabalho.
Como acessar a Carteira de Trabalho Digital?
Você pode acessar a sua https://diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2024/11/carteira20de20trabalho20digital.html em duas formas, 100% gratuitas e até mesmo sem sair de casa, veja só:
Acesso pelo site
Com o seu cadastro já feito no portal GOV, basta fazer login com seus dados que logo na tela inicial vai aparecer a “área do trabalhador”, é nela que você poderá ter acesso à sua Carteira de Trabalho Digital.
Acesso pelo aplicativo
O acesso pelo aplicativo é ainda mais recomendado, isso porque dessa forma você sempre terá sua https://diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2024/11/carteira20de20trabalho20digital.html disponível em sua mãos, você pode baixá-lo nas lojas de aplicativos para dispositivos móveis com sistemas Android ou iOS. A interface é simples e de fácil entendimento.
Pelo aplicativo você também pode ter acesso aos benefícios do trabalhador como Abono Salarial, Benefício Emergencial e Seguro-desemprego caso precise solicitá-lo.
Como as empresas assinam a Carteira de Trabalho Digital?
Como já falamos, a praticidade não veio somente para o trabalhador, mas para o empregador também, agora as empresas assinam a Carteira de Trabalho Digital através da plataforma E-social. As novas anotações podem demorar até 48hr para estarem disponíveis, mas em geral também é bem fácil de ser utilizada.
Como ficou o número da CTPS Digital?
Com a atualização, o número da sua Carteira de Trabalho antiga não é mais necessária, até mesmo porque agora ela é vinculada ao seu CPF. Por isso, ele é a base da nova numeração, organizados da seguinte forma: os sete primeiros dígitos são agora os números da carteira, e os quatro últimos da série, como por exemplo:
- CPF N°: 012.345.678-91
- Número da carteira: 0123456
- Número da série: 7891
Como vimos, a principal função da Carteira de Trabalho Digital é facilitar a vida do trabalhador, tornando o acesso muito mais prático para seu empregador também.
Se você ainda possui sua Carteira de Trabalho antiga, o recomendado é que a deixe guardada para eventuais consultas, sabendo que daqui por diante ela não será mais necessária. E caso você jovem, ainda não tenha a sua CTPS Digital, não perca tempo e acesse o site do Governo e tire a sua Carteira de Trabalho Digital.
Fonte: mundodastribos