O grupo Teatro Faces, fundado em 20 de março de 2005 para construir uma cena teatral, ainda inexistente, em Primavera do Leste, abre o festival Velha Joana com o espetáculo “A Fábrica de Brincadeiras”. O espetáculo, que teve sua estreia em 2008, retorna agora conectando diferentes gerações através das memórias lúdicas compartilhadas em contos, cantigas e canções.
Para construir a peça, três gerações de teatro da cidade se reunirão para uma celebração às infâncias no palco, visitando as brincadeiras e os causos da década de 90 da região de Primavera do Leste e Poxoréu.
Neste ano, o Festival Velha Joana recebeu mais de 730 inscrições de todo o Brasil, resultando em um trabalho intenso de curadoria para construção de uma programação diversa e potente que refletisse a força do que é realizado pelos grupos de teatro do país. Durante os dez dias de evento, o público poderá desfrutar de apresentações teatrais, performances, encontros e rodas de conversa.
“O Festival de Teatro Velha Joana é uma grande festa do Teatro Brasileiro que acontece em Primavera do Leste. Conseguimos ver e acompanhar grandes nomes do teatro do nosso país, no mesmo palco em que estudantes de teatro de 5 anos de idade estreiam suas obras. É a potência do efêmero sem deixar de se preocupar com o futuro da cena”, comenta Wanderson Lana, idealizador e um dos coordenadores do Festival Velha Joana.
“Serão mais de 500 atores e técnicos que passarão pelos espaços de apresentação da cidade. Grupos de todas as regiões do país durante 10 dias de muitas trocas e fortalecimento das Artes da Cena de Mato Grosso”, salienta Ana Dorst, também coordenadora do festival.
Os espetáculos serão apresentados em diversos espaços de Primavera do Leste, levando as artes da cena para diferentes cantos de Primavera do Leste. A programação completa pode ser acessada no Instagram: @velhajoanafestival ou pelo site.
O Festival Velha Joana é uma realização da associação Cultural Teatro Faces, Prefeitura Municipal de Primavera do Leste, através da Secult — Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da SECEL — Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer. O festival conta com o apoio do Ponto Faces de Cultura e da Cooperativa Sicoob. E é produzido pelos Grupos: Teatro Faces, Faces Jovem e Primitivos.
Fonte: Olhar Direto