Sophia @princesinhamt
Mundo

Irã promete retaliar ataque de Israel com todas as ferramentas disponíveis

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O Irã prometeu utilizar “todas as ferramentas disponíveis” em resposta ao ataque de Israel ocorrido no fim de semana contra alvos terroristas. A declaração foi feita nesta segunda-feira, 28, pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Esmaeil Baghaei.

As Forças de Defesa de Israel (FDI) declararam que os ataques entre a sexta-feira 25 e o domingo 27 foram uma resposta aos. O governo iraniano minimizou o impacto do ataque aéreo, classificando os danos como “limitados”.

Contudo, . Quatro soldados israelenses morreram na ação.

Segundo as FDI, dezenas de jatos israelenses realizaram três ondas de ataques. Os militares visaram fábricas de mísseis e outros alvos perto de Teerã e no oeste do Irã.

Baghaei afirmou, na semana passada, que o Irã acolhe qualquer país que busque deter “os crimes de guerra de Israel” na Faixa de Gaza e no Líbano. Seu país financia grupos xiitas em diversos países do Oriente Médio. Também disse que condena o apoio militar dos Estados Unidos a Israel. Veja neste vídeo o pronunciamento do iraniano à CCTV:

Conflito se intensifica entre as duas nações

Fortemente armados, os dois países estão em um ciclo de retaliação mútua há meses. O ataque do fim de semana ocorreu depois de Israel conseguir barrar mísseis iranianos, em 1º de outubro, muitos dos quais o país judaico afirmou ter interceptado por meio da sua defesa aérea. Durante uma coletiva de imprensa, Baghaei afirmou:

“O Irã usará todas as ferramentas disponíveis para dar uma resposta definitiva e eficaz ao regime sionista (Israel)”.

De acordo com ele, a resposta iraniana dependerá da natureza do ataque israelense, sem fornecer mais detalhes.

No domingo 27, o aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, orientou as autoridades do país a identificarem a maneira mais eficaz de demonstrar poder a Israel. Ele destacou que o ataque israelense não deve ser minimizado.

Tensões na região entre Irã e Israel

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu a interrupção dos ataques, que levaram à escalada de tensões. Ele teme um conflito generalizado.

No Oriente Médio, o Irã apoia o grupo terrorista Hezbollah, envolvido em combates intensos com forças israelenses no Líbano, e também o Hamas, autor dos ataques brutais de 7 de outubro de 2023.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.