O decano do , Gilmar Mendes, exaltou o ministro Dias Toffoli, nesta quarta-feira, 23, em homenagem aos 15 anos do juiz do STF na Corte.
Ao mencionar a trajetória acadêmica do magistrado, Mendes elogiou feitos de Toffoli no tribunal, entre eles, abrir o inquérito das fake news e escolher Alexandre de Moraes “sem maiores delongas”.
“A iniciativa feliz de Toffoli serviu de anteparo contra investidas extremistas, que, como hoje se sabe, tinham por objetivo solapar a democracia brasileira, tramando — ora às escondidas, ora à luz do dia — um golpe de Estado”, disse Mendes. “Observando a atuação da Corte naquele momento, e ponderando sobre o modo como as instituições nacionais estabeleceram certo modelo de democracia defensiva, intolerante com quem não tolera o regime de liberdades, não me canso de refletir sobre o quanto seria ultrajante nosso arranjo político atual não fosse o destemor de nosso homenageado.”
Às 18 horas, o STF sediou o lançamento de um livro sobre a trajetória de Toffoli na Corte, com artigos de juristas, personalidades e políticos, como os ex-presidentes José Sarney e Michel Temer. Também participaram da obra colegas do ministro na Corte, como Luís Roberto Barroso e Luiz Fux.
Ao ser citado por Mendes, Moraes brincou dizendo que continua gostando de Toffoli, embora tenha sido designado relator do inquérito.
“Apesar do que ele fez comigo, com a designação do inquérito, mesmo assim eu sempre continuei gostando do ministro Dias Toffoli e um dia eu hei de perdoá-lo por isso”, disse Moraes.
Fonte: revistaoeste