Sophia @princesinhamt
Notícias

Servidor do TJ-BA é investigado por atuar em causa de R$ 49,3 milhões envolvendo advogada esposa

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
servidor tj ba investigado por atuar causa r 493 mi qual sua esposa advogada

Via @bahianoticias | A Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ) do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) abriu processo administrativo disciplinar (PAD), com afastamento cautelar do cargo, para investigar a atuação indevida de um servidor público da em um processo. 

Segundo portaria publicada pela CGJ nesta terça-feira (3), Rodrigo Diego Ferreira Saraceno é alvo do PAD por supostamente ter praticado ato processual (expedição de ato ordinatório) no bojo do processo no qual sua esposa, Sara Vieira Lima Saraceno, figura uma das advogadas habilitadas. O valor da causa original alcança a quantia de R$ 49.373.764,98.

O processo em questão foi movido pela Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências, da qual a esposa do servidor é advogada, contra o município de Salvador. A fundação requer o reconhecimento da sua imunidade tributária, com o cancelamento da cobrança de IPTU, ISS e ITIV, bem como a anulação de todas as certidões da dívida ativa da capital. Em julho de 2023, em decisão da 2ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, a entidade teve o pedido reconhecido. 

Um ano depois, em julho deste ano, a juíza que analisou o caso, Luciana Viana Barreto, identificou a atuação de Rodrigo Diego Ferreira Saraceno na ação e sinalizou que o ato praticado foi “apenas para evitar a ocorrência de nulidades processuais e/ou eventual conflito de interesse”.

O PAD será conduzido pelo da CGJ, Marcos Adriano Ledo, com prazo de 90 dias para apresentação do relatório conclusivo.  

Por Camila São José
Fonte: @bahianoticias

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.