O Brasil encerrou sua participação na Olimpíada de Paris com 3 medalhas de ouro, 7 de prata e 10 de bronze — totalizando 20 premiações. Com esse resultado, ocupa o 20° lugar no quadro de medalhas, ficando atrás do Quênia (17°) e Uzbequistão (13°).
O desempenho dos atletas brasileiros nestes Jogos foi inferior à Olimpíada de Tóquio 2020, quando foram conquistados 7 ouros e um total de 21 medalhas. Nesta edição de Paris 2024, o Quênia conseguiu 4 ouros e o Uzbequistão ficou com 8 ouros.
Todas as medalhas de ouro do Brasil na Olimpíada de Paris foram conquistadas por atletas femininas: Beatriz Souza, no judô; Rebeca Andrade, no solo de ginástica artística; e de Ana Patrícia e Duda, no vôlei de praia.
As medalhas de prata foram conquistadas pelos seguintes atletas:
- Caio Bonfim — atletismo – marcha Atlética 20 km
- Willian Lima — judô -66kg
- Rebeca Andrade — ginástica artística no individual geral
- Rebeca Andrade — ginástica artística no salto
- Tatiana Weston-Webb — surfe
- Isaquias Queiroz — canoagem velocidade – C1 1000m
- Futebol feminino
Já o bronze foi obtido pelos seguintes atletas:
- Larissa Pimenta — judô -52kg
- Rayssa Leal — skate street
- Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Júlia Soares e Lorrane Oliveira — ginástica artística na disputa por equipes
- Beatriz Souza, Rafaela Silva, Larissa Pimenta, Ketleyn Quadros, Daniel Cargnin, Rafael Macedo, Léo Gonçalves, Guilherme Schimidt, Rafael Silva e Willian Lima — judô por equipes mistas
- Bia Ferreira — boxe 60kg
- Gabriel Medina — surfe
- Augusto Akio — skate park
- Edival Pontes “Netinho” — taekwondo -68kg
- Alison dos Santos — atletismo – 400m com barreiras
- Vôlei feminino
No pódio da Olimpíada de Paris 2024, os EUA estão em primeiro lugar. A delegação americana assumiu o posto depois que o time de basquete feminino ganhou da França neste domingo, 11. O placar final foi de 67 pontos contra 66 para os EUA.
Agora os norte-americanos ultrapassaram a China no quadro de medalhas, terminando os Jogos Olímpicos com 40 ouros, 44 pratas e 42 bronzes, ao todo, 126. A China também ganhou 40 medalhas de ouro, mas teve 27 pratas e 24 bronzes, respectivamente, totalizando 91.
A terceira melhor condução nos jogos foi a do Japão com 20 ouros, 12 pratas e 13 bronzes. A Austrália ficou em quarto lugar com: 18 ouros, 19 pratas e 16 bronzes. Já a França, que sediou os jogos, ficou em quinto lugar com 16 ouros, 26 pratas e 22 bronzes. Esse foi o melhor resultado deles desde os jogos de 1996.
Fonte: revistaoeste