Diante dos ventos gelados, temperaturas baixas e clima seco, características típicas do inverno, a pele pode ser uma das partes mais afetadas, apresentando a aparência ressecada e sensível.
Com isso, é necessário redobrar a hidratação para que a cútis esteja protegida na hora de receber a sequência de cosméticos, garantindo que a maquiagem, ao longo do dia, não fique craquelada.
À CNN, Larissa Veratti, maquiadora e treinadora da Estée Lauder no Brasil, conta que o hidratante tem uso obrigatório em qualquer maquiagem, principalmente naquelas de longa duração.
“O que vai diferenciar na escolha é o tipo de pele e a textura do hidratante. Para pessoas com pele oleosa, a indicação é por produtos em gel, já para peles normais ou secas, opte pelos fluídos”, explica.
Veja o passo a passo para manter o equilíbrio e a saúde da pele nos dias mais frios:
- Limpeza suave: use espuma de limpeza na parte da noite e, pela manhã, lave apenas com água;
- Sérum regenerador e hidrante: o sérum ajuda a otimizar as funções da pele, mantendo a hidratação (ácido hialurônico) ou até mesmo melhorando a renovação celular (peptídeos);
- Hidratação: as camadas mais superficiais da pele sofrem mais com as agressões externas, sendo indispensável hidratá-la com um hidratante específico para o seu tipo. Além disso, também melhora a barreira natural de proteção e textura;
- Proteção solar: proteger a pele é indispensável, mesmo em dias frios e nublados, é necessário.
Alerta de tendência: valorização da beleza natural
Larissa também afirma que uma das tendências do momento é a valorização da beleza da natural. Assim, além do preparado adequado, é essencial manter uma rotina de cuidados diários ativa.
“Uniformize o tom da pele com base, corretivo e pós. A textura e acabamento desses produtos fica à sua preferência. Na cobertura, dê batidinhas leves para um acabamento médio a total, ou arrastando para uma estética mais leve ou translúcida”, ensina.
Olhos, blush, bronzer ou iluminador, também ficam à sua preferência, assim como o uso de batons. “Uma dica é usar aqueles que são cremosos ou mattes, com cores mais quentes, como marrom, bronze ou vermelho”, acrescenta.
Também à CNN, Katia Araujo, artista nacional da M.A.C Cosmetics Brasil, explica que definir o que irá se usar na pele demanda uma análise de diferentes fatores como tipo de pele, efeito que se deseja obter e o clima.
“De modo geral, se a ideia for proporcionar mais hidratação e conferir mais luminosidade à pele durante a estação mais fria do ano, os produtos cremosos e mais emolientes são boas alternativas”, diz.
Os melhores tons da estação
Bargonhas [tom de vermelho] profundas para os lábios, marrom para um visual monocromático e verde pantanoso para as pálpebras são propostas que, sem dúvida, marcam o inverno, segundo Katia.
“Uma pegada grunge volta com os olhos pretos desgastados em cinza, desconstruídos e meio borrados. Um azul esfriado sobre as pálpebras e as texturas metalizadas são uma grande onde para tornar a estação ainda mais sofisticada”, conta.
Enquanto isso, nas bochechas, aposte na ideia que relembra o “queimadinho do sol”, mesclando bronzers e blush corados. “Pálpebras em tons mais solares, como corais e alaranjados e até acabamento glossy/vinílico rodeiam nosso inverno”, finaliza.
Confira também – Músicas para curtir no inverno:
Confira 8 tendências de moda e beleza popularizadas por Hailey Bieber
Fonte: cnnbrasil