O cantor Usher, 45, revelou em uma entrevista ao Wall Street Journal o que faz para manter o corpo em forma. A rotina do artista inclui jejum às quartas-feiras, bebidas com pimenta-caiena e meditação.
A dieta e a rotina de Usher
O cantor contou sua rotina matinal de alimentação e exercícios. “Normalmente eu acordo e bebo suco de aipo. Tenho feito uma mistura de limão, gengibre, água e pimenta-caiena. Eu bebo quente”, disse Usher ao jornal, em uma entrevista publicada no dia 17 de junho.
Procuro acordar cedo para ter um momento de reflexão. Alguns dias posso pegar um livro e ler para estimular minha mente. Posso sentar calmamente e meditar. Uma coisa que é rotineira é a ioga. Realmente ajuda a ativar meus órgãos e a fazer minha mente se mover na direção certa. Usher
No café da manhã, Usher come principalmente ovos. O cantor disse que às vezes prefere “ovos mexidos com queijo”, mas gosta principalmente de ovos “poché ou over-easy [frito dos dois lados, mas com a gema mole]”.
Artista disse que não gosta de tomar café da manhã antes de “malhar ou fazer algo físico”. Ele costuma “dar uma caminhada, alongar ou fazer ioga, sentar ao sol e aumentar os níveis naturais de calor do corpo” antes de comer.
Vencedor do Grammy também disse que não come nada no meio da semana porque é algo que “sua avó praticava”. “Eu jejuo às quartas-feiras. Normalmente tento começar por volta das 23h no dia anterior e depois passo o dia inteiro na quarta só bebendo água”, disse ao jornal.
Quanto ao condicionamento físico, a estrela pop geralmente começa com “caminhada ou certas ativações de joelho [exercício de reabilitação]”. “Fiz pequenas cirurgias no joelho, tive um menisco rompido. Fora isso, nadar é uma coisa muito boa para me animar, e andar de bicicleta. Não faço muito levantamento de peso”, explicou.
Cantor foi atração principal do intervalo do Super Bowl deste ano. Na entrevista, ele diz que foram “uns dos 15 minutos mais difíceis” de sua vida e que ele teve que se exercitar todos os dias para executar o show do jeito que queria. “Eu realmente não tive tempo para fazer muitas outras coisas. Eu estava tratando meu corpo na noite anterior, acordei no dia seguinte e fiz uma dieta muito regrada e com baixo teor de carboidratos”, contou.
Jejum intermitente funciona?
Apesar de ser uma tradição de família, dieta de Usher pode ser considerada uma forma de jejum intermitente. O formato 6:1, praticado pelo cantor, não é aconselhável para qualquer pessoa, já que quem a adere não pode comer, apenas beber água, durante um dia inteiro, fazendo com que o indivíduo perca músculo.
Jejum intermitente emagrece tanto quanto outras dietas. Um estudo publicado em 2017 no periódico Journal of the International Society of Sports Nutrition sugere que o jejum intermitente é igualmente eficaz para a perda de peso como a restrição diária de calorias (a tradicional dieta), principalmente entre aqueles com excesso de peso e obesidade.
Resultados variam, no entanto, dependendo das circunstâncias individuais e da quantidade de peso que o indivíduo deseja ou precisa perder. Isso ocorre porque o jejum intermitente não é uma dieta, mas sim um programa de alimentação, que demanda adaptações alimentares em longo prazo.
Como o jejum é uma prática difícil, muitos desistem logo no início. Além disso, uma vez que a pessoa para de jejuar, o peso volta, gerando o conhecido efeito sanfona. Portanto, a eficácia desse método, em longo prazo, depende da capacidade da pessoa em manter esse estilo alimentar no futuro.
Além do emagrecimento, jejum intermitente pode ter outros benefícios. Estudos ligam esse tipo de alimentação a um risco reduzido de diabetes e Alzheimer e melhora a pressão arterial.
*Com informações de reportagem publicada em 06/04/2020.
Fonte: uol