NotĂ­cias

Alerta do Procon-MT: golpes e violĂȘncia financeira contra idosos em destaque

2025 word3
Grupo do Whatsapp CuiabĂĄ

No Dia Mundial de Conscientização da ViolĂȘncia contra a Pessoa Idosa – 15 de junho – a Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos dos Consumidores (Procon-MT), da Secretaria de AssistĂȘncia Social e Cidadania (Setasc), alerta a população sobre prĂĄticas de violĂȘncia financeira cometidas contra os idosos.

De acordo com a secretĂĄria adjunta, Cristiane Vaz, os Procons tĂȘm recebido cada vez mais reclamaçÔes sobre golpes e abusos, cometidos por desconhecidos e atĂ© mesmo por pessoas da famĂ­lia, contra esse pĂșblico.

“É comum chegar no Procon idosos reclamando de emprĂ©stimos que nĂŁo solicitaram. Ao apurarmos a denĂșncia, muitas vezes descobrimos que esse idoso foi enganado pelo filho, neto ou outros parentes e pessoas prĂłximas, que contrataram o emprĂ©stimo em seu nome. Em muitos desses casos, os valores das parcelas comprometem as finanças do idoso, prejudicando as suas condiçÔes de sobrevivĂȘncia”, alerta.

Para levar informaçÔes, conscientizar sobre seus direitos e proteger as pessoas idosas, o Procon Estadual desenvolve diversas açÔes, como palestras e açÔes de fiscalização e monitoramento especĂ­ficas para esse pĂșblico.

“Devido Ă  fragilidade fĂ­sica, dificuldade em lidar com novas tecnologias e, algumas vezes, por problemas cognitivos, a pessoa idosa Ă© alvo fĂĄcil de manipulação e de golpistas. Por isso, o consumidor idoso Ă© considerado hipervulnerĂĄvel no mercado de consumo e deve ser protegido”, destaca a secretĂĄria adjunta do Procon-MT.

Em 2024, a coordenação de Relacionamento com os MunicĂ­pios e Educação para o Consumo realizou seis palestras em centros de assistĂȘncia e convivĂȘncia de idosos, beneficiando mais de 450 pessoas.

De acordo com o coordenador, RogĂ©rio Sena, as palestras ocorreram nos municĂ­pios de Araputanga, (70 participantes), AripuanĂŁ (83), Chapada dos GuimarĂŁes (64), CuiabĂĄ (28), Mirassol D’Oeste (148), SĂŁo JosĂ© dos Quatro Marcos (63 pessoas).

Além de problemas com empréstimos e cartão de crédito consignado, negativação indevida, cobranças por compras/saques não reconhecidos, vazamento de dados, pagamento de boletos falsos e golpes diversos estão entre os assuntos mais reclamados por idosos ao Procon Estadual.

Para que o consumidor possa se precaver, o Procon listou algumas orientaçÔes. Confira as dicas:

1- Evite ir a agĂȘncias bancĂĄrias desacompanhado e nĂŁo peça auxĂ­lio a pessoas desconhecidas. Se tiver dĂșvidas, procure orientação com um funcionĂĄrio do banco, devidamente uniformizado/identificado;

2- Proteja suas senhas. Para isso, redobre o cuidado ao digitĂĄ-las em caixas eletrĂŽnicos e mĂĄquinas de cartĂŁo, para evitar que pessoas mal-intencionadas vejam os nĂșmeros que vocĂȘ estĂĄ digitando. Nunca guarde senhas junto com os cartĂ”es;

3- Proteja suas informaçÔes pessoais e dados bancårios. Não repasse dados, senhas e/ou selfies por ligação telefÎnica, mensagens, links suspeitos, nem compartilhe com outras pessoas. O ideal é sempre buscar os sites oficiais das intuiçÔes;

4- Nunca forneça cĂłdigos – que vocĂȘ receba por SMS, WhatsApp e outros meios – para outras pessoas. Na dĂșvida, procure a sua instituição bancĂĄria e busque informaçÔes presencialmente, se possĂ­vel;

5- Desconfie de mensagens solicitando ajuda e pedindo dinheiro. Entre em contato com a pessoa – por outros canais ou atĂ© pelo nĂșmero que ela usava antes – para confirmar se realmente Ă© ela quem estĂĄ pedindo auxĂ­lio. NĂŁo faça transferĂȘncias/depĂłsitos sem essa confirmação;

6- Se tiver cartĂŁo por aproximação, ative a exigĂȘncia de senha para pagamentos em qualquer valor. Se vocĂȘ nĂŁo usa essa tecnologia, bloqueie essa forma de pagamento;

7- Ao realizar compras com cartĂŁo, antes de digitar a senha, confira o valor e solicite a sua via do comprovante de pagamento;

8- Quando fizer pagamentos via PIX, ao scanear o QR Code, verifique atentamente todos os dados, como o nome da pessoa/empresa e valor, antes de efetivar a operação.

9- Essa dica vale também para boletos: sempre verifique os dados antes de confirmar o pagamento;

10- Na hora de inutilizar/descartar um cartĂŁo de banco, corte o chip e a tarja preta que fica no verso do cartĂŁo. É no chip e na tarja que estĂŁo registradas as informaçÔes bancĂĄrias da pessoa.

Empréstimo/crédito consignado

– Antes de contratar um emprĂ©stimo, avalie sua situação financeira e faça uma planilha dos gastos mensais (alimentos, remĂ©dios, aluguel, energia elĂ©trica, ĂĄgua, gĂĄs, internet e outras despesas) para saber se a parcela cabe no orçamento;

– Se realmente precisar contratar um emprĂ©stimo, pesquise juros e taxas. De preferĂȘncia, busque informaçÔes nos canais oficiais ou procure presencialmente as instituiçÔes financeiras;

– Antes de contratar o emprĂ©stimo, informe-se sobre a instituição financeira e consulte o Banco Central para saber se a instituição tem autorização para oferecer emprĂ©stimo;

– TambĂ©m Ă© possĂ­vel pesquisar avaliaçÔes de outros consumidores nos sites Consumidor.gov.br, Reclame Aqui e nas redes sociais para saber se hĂĄ muitas reclamaçÔes sobre o banco;

– É proibida a contratação por telefone. A autorização para contratação do emprĂ©stimo consignado feita pelo idoso deve ser prĂ©via, expressa e por escrito;

– Fique atento: nĂŁo hĂĄ necessidade de intermediĂĄrios para contratar um emprĂ©stimo. Em caso de dĂșvidas, nĂŁo repasse seus dados pessoais;

– Desconfie de propagandas que prometem emprĂ©stimos com “Taxa Zero” ou ofertas muito abaixo do mercado. Guarde o material publicitĂĄrio – como jornais, revistas, folhetos – com informaçÔes sobre o emprĂ©stimo, pois o que foi anunciado deve ser cumprido pela instituição financeira;

– Ao assinar um contrato de emprĂ©stimo consignado, verifique a taxa de juros, dados da conta, nĂșmero de parcelas, se hĂĄ multas e quando elas sĂŁo cobradas etc. Jamais assine um contrato em branco. Esta nĂŁo Ă© uma prĂĄtica adotada por instituiçÔes financeiras e pode ser um forte indĂ­cio de golpe.

– Evite contratar “cartĂŁo de crĂ©dito consignado”, que Ă© um cartĂŁo de crĂ©dito em que apenas o valor mĂ­nimo da fatura Ă© descontado diretamente do salĂĄrio lĂ­quido ou benefĂ­cio do INSS, podendo gerar acĂșmulo de faturas e mais dĂ­vidas;

– NĂŁo faça emprĂ©stimo sem necessidade e jamais empreste seu nome para outras pessoas, pois a responsabilidade pelo pagamento serĂĄ sempre de quem o contratou.

Fonte: odocumento

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidåria que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.