Conteúdo/ODOC – A preservação ambiental atrelada a legislação ambiental e a redução de custos vão permear as discussões do 2º Seminário de Logística Reversa, promovido pela Federação das Indústrias de Mato Grosso e o Sindicato das Indústrias de Reciclagem de Mato Grosso (Sindirecicle MT). Especialistas do poder público e iniciativa privada vão discutir os impactos na cadeia de reciclagem e as oportunidades de negócios nesse mercado em ascensão. A participação é gratuita.
De acordo com levantamento da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema MT), cerca de 26 mil toneladas de resíduos foram retiradas pelas indústrias de Mato Grosso em 2022. A comprovação da Logística Reversa em Mato Grosso foi regulamentada em 2023.
O seminário é destinado a empresários dos setores da indústria, comércio e serviços, profissionais do setor, autoridades e sociedade em geral.
Fabricio Soler, especialista em logística reversa, iniciará as discussões com uma análise aprofundada do panorama nacional. Em seguida, Ricardo Carneiro apresentará os resultados da logística reversa em Mato Grosso em 2023 e as perspectivas para o próximo ano. O foco será na análise do desempenho local, apontando os desafios e as oportunidades para o estado.
Crislainny Guimaraes, especialista em sustentabilidade, abordará o tema do cumprimento da logística reversa por meio de créditos de reciclagem, um mecanismo que incentiva o aumento da reciclagem no Brasil. Ulana Bruehmueller, CEO da Refrigerantes Marajá, apresentará o caso de sucesso da empresa com ações de sustentabilidade.
Já a palestra de Carlos Eduardo, Promotor do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), trará informações relevantes sobre os resultados preliminares de acordos realizados com a Central de Custódia. A discussão abordará a importância da fiscalização e da colaboração entre os setores público e privado para garantir o cumprimento da legislação.
Por fim, Cicero Mariano, especialista em negócios e sustentabilidade, trará uma visão inovadora ao apresentar o conceito de “Capitalismo Consciente”, abordando a importância da responsabilidade social e ambiental para o sucesso das empresas.
Fonte: odocumento