Vladimir Putin começou seu quinto mandato presidencial na , na terça-feira 7. Durante a cerimônia no Kremlin, Alexander Zaldostanov, conhecido como “O Cirurgião”, estava ao lado do político. Ele é apontado como o novo braço direito do presidente russo.
Zaldostanov é o líder da gangue de motociclistas Lobos da Noite. Além disso, é notório por suas opiniões controversas e sua admiração por Joseph Stalin, segundo o jornal britânico The Telegraph.
A presença de “O Cirurgião” ao lado de Vladimir Putin ocorre em um contexto de especulações sobre a saúde de Ramzan Kadyrov, um dos aliados mais próximos do presidente russo e líder da Chechênia. A ação indica uma possível reconfiguração no círculo íntimo do líder político da Rússia.
Zaldostanov compareceu à posse usando roupas de couro e mostrando o emblema dos Lobos da Noite. Ele mantém uma amizade com Putin desde 2009.
Os Lobos da Noite, liderados por Zaldostanov, são frequentemente descritos como uma “milícia” pessoal de Putin. A descrição ocorre especialmente depois que o líder do grupo recebeu a medalha da Ordem de Honra, uma importante condecoração estatal.
Chefe de gangue pode influenciar em decisões de Vladimir Putin
A relação entre os dois é tão estreita que Zaldostanov revelou ao The Telegraph que pode ter influenciado a decisão de Vladimir Putin de anexar a Crimeia à Rússia, em 2014. Na ocasião, ele ofereceu cartas, fotos e calendários da região ao político durante encontros.
Vladimir Putin já manifestou publicamente sua proximidade com os Lobos da Noite, referindo-se a eles como seus “amigos”. Ele também participou de eventos do grupo, incluindo um comício onde conduziu uma motocicleta Harley-Davidson, marca registrada da gangue.
Em 2019, Vladimir Putin e o chefe de gangue foram fotografados juntos na Crimeia. Na ocasião, eles conduziram motocicletas sem capacetes e usaram jaquetas de couro, durante a celebração do aniversário da gangue.
Antes de liderar os Lobos da Noite, Zaldostanov era um médico especializado em cirurgia facial pós-traumática em Moscou. Agora, contudo, lidera exclusivamente a gangue.
Fonte: revistaoeste