Sophia @princesinhamt
Food

Descubra como a reação alérgica ao vinho acontece e o que você precisa saber!

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Algumas pessoas podem apresentar sintomas alérgicos quando consomem vinho e a sommelier Kézia Giugni explica porquê isso acontece, no episódio de hoje do Música e Vinho.

2025 word2
Vinhos podem ter ovo e leite na composição. (Foto: reprodução/internet)

Por exemplo, você sabia que vinho pode ter traços de ovo e leite? Então, pode ser daí que se origina o processo alérgico e é por isso que na Europa, muitos rótulos já dispõem essa informação.

“A prática é comum. Os produtores usam ovos nos vinhos tintos e leite em vinhos brancos para retirar as impurezas, os aromas indesejados e para capturar todas as partículas em suspensão, é processo de clarificação”, explica a sommelier.

Além do ovo e do leite que podem causar alergias em algumas pessoas, existe ainda a intolerância ao SO2 (dióxido de enxofre) em excesso. Essa substância pode provocar dores no estômago e na cabeça pelo excesso de álcool.

Além disso, Kézia aponta que uma descoberta feita na universidade de Turim: “as glicoproteínas que se formam naturalmente durante o processo de fermentação e podem causar alergias como o látex. Alguns dos sintomas são espirros, coceira e vermelhidão pelo corpo, além de dores abdominais e de cabeça”.

Outra pesquisa observou que as pessoas que apresentaram alergia ao vinho também tinham apresentado outras manifestações alérgicas, então é preciso observar se os sintomas são realmente provocados pelo vinho ou pela comida que acompanha essa bebida.

“Quem é alérgico apresentará os sintomas mesmo que consuma o vinho com moderação. O ideal é procurar o médico e saber quais substâncias provocam alergia em você”.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.