Pelo menos nove pessoas morreram em 800 ficaram feridas no terremoto que atingiu a ilha de Taiwan na manhã desta quarta-feira, 3 (horário local). O sismo de magnitude 7,5 na escala Richter foi o maior abalo nos últimos 25 anos na região.
De acordo com a agência de notícias Reuters, há mais de 70 pessoas soterradas, principalmente em túneis. Outras dezenas permanecem sob os escombros dos cerca de 26 edifícios que desabaram.
Segundo o Centro Sismológico da China, o epicentro foi localizado perto de Hualien, a uma profundidade de 15,5 quilómetros. O terremoto também foi sentido na costa da China. A mídia estatal chinesa disse que os tremores chegaram a Xangai e à província de Fujian.
Neste vídeo, a população assiste ao desabamento de uma edificação:
🇹🇼 ATENÇÃO: Primeiras informações após um terremoto de 7.5 graus atingir a ilha de Taiwan dão conta de que prédios teriam desabado.pic.twitter.com/Uws0mKp1cw
— Eixo Político (@eixopolitico) April 3, 2024
Sem energia elétrica
De início, mais de 87 mil pessoas ficaram sem acesso a eletricidade, mas as autoridades já conseguiram restabelecer o fornecimento de energia elétrica em 70% das residências.
Na cidade de Hualien, que tem cerca de 100 mil habitantes, vários prédios residenciais desabaram parcialmente e os moradores ficaram presos no interior da construção.
O último terremoto nessas proporções em Taiwan ocorreu em setembro de 1999. O abalo de magnitude 7,6 deixou 2,4 mil mortos.
A ilha fica localizada no chamado “Anel de Fogo” do Pacífico, uma zona de intensa atividade sísmica e vulcânica que se estende do Japão ao Pacífico, através do sul da Ásia.
Veja mais vídeos da tragédia que atingiu Taiwan:
🇹🇼 TAIWAN
Câmera veicular captura momento em que ônibus e carros balançam quando o terremoto de magnitude 7.5 atinge uma rodovia no leste do país.É o tremor mais forte sentido na ilha em 25 anos, prédios caíram e pelo menos uma pessoa morreu. pic.twitter.com/BkpZNFvk8d
— Rafael Fontana (@RafaelFontana) April 3, 2024
❗️Primeras imágenes tras el fuerte terremoto en Taiwánhttps://t.co/udi1mjYlJn pic.twitter.com/GHz8oSlX61
— RT en Español (@ActualidadRT) April 3, 2024
Fonte: revistaoeste