Sophia @princesinhamt
Notícias

‘‘Encontro de Mulheres: Conexão de Propósitos e Negócios com 700+ Participantes’’

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

‘Encontro Entre Elas’ reúne mais de 700 mulheres para conectar propósitos e desenvolver negócios

Evento de lançamento das ações de Empreendedorismo Feminino desenvolvidas pelo Sebrae Mato Grosso foi realizado em Cuiabá, Barra do Garças e Confresa

Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
ASN MT
28/03/2024 às 13:06

Com o objetivo de intensificar o desenvolvimento de mulheres empreendedoras em 2024 e promover o empreendedorismo feminino em todo o estado, o Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso) realizou neste mês de março ações voltadas ao público feminino por meio do evento ‘Março Mulher – Encontro Entre Elas’. Na última terça (26) e quarta-feira (27), o evento foi realizado em Barra do Garças, Cuiabá e Confresa e reuniu ao todo mais de 700 mulheres interessadas em desenvolvimento pessoal, liderança, inteligência emocional e comunicação.

Segundo dados da Receita Federal, 37% do total de empreendimentos são comandados por mulheres em Mato Grosso. O estado possui aproximadamente 164 mil donas de negócios. Recentemente, a pesquisa realizada pelo Sebrae/MT sobre o ‘Empreendedorismo Feminino’ foi divulgada para ajudar na criação de ações de fortalecimento de mulheres. A diretora Superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun, ressalta que, em 2024, um dos propósitos do Sebrae/MT é ampliar o ecossistema do empreendedorismo feminino em todo o estado.

“Esse evento é um marco e está ligado aos valores, ao propósito e às estratégias estabelecidas pelo Sebrae Mato Grosso. O ‘Encontro Entre Elas’ traduz todas as ações que o Sebrae vem construindo ao longo do tempo de apoio ao empreendedorismo feminino. Hoje lançamos o novo ciclo do ‘Sebrae Delas’, o programa ‘Força Mulher’ e ainda o curso ‘Mulher em Foco’ para que a gente possa construir a maior rede de empreendedorismo feminino do estado de Mato Grosso. A pesquisa divulgada recentemente mostra que a mulher quer liberdade, autonomia, melhorar a autoestima e por isso busca ter o seu próprio negócio. E o Sebrae Delas promove essa rede de conexão do empreendedorismo feminino e auxilia no que ela está buscando, seja coragem para empreender ou ações para fortalecer o seu negócio”, disse a diretora.

2024 word1
Mais de 500 mulheres estiveram presentes no ‘Encontro Entre Elas’ de Cuiabá – Foto: Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT

Em Cuiabá, o ‘Encontro Entre Elas’ reuniu mais de 500 mulheres no Centro de Eventos do Pantanal. A ação contou com a presença da secretária de Assistência Social e Cidadania de Mato Grosso, a coronel Grasi Bugalho, que representou a primeira-dama do Estado, Virgínia Mendes. Ela reforçou a importância de ações de fomento ao empreendedorismo feminino em todo o estado.

“Ações como essas abrem as portas para um debate que envolve as mulheres todos os dias que é o empreendedorismo. As mulheres são líderes em empreendedorismo, tanto aquelas que estão dentro das suas casas e que buscam uma oportunidade de melhorar a renda da família, como aquelas que têm coragem e buscam alternativas ao mercado de trabalho, saindo realmente para explorar o comércio e a indústria. Nós temos hoje aqui no estado de Mato Grosso várias políticas públicas que buscam proporcionar o desenvolvimento regional, local e social dessas mulheres e agradeço ao Sebrae/MT por esse grande evento para que juntos possamos pensar em formas de proporcionar às mulheres um ambiente que realmente seja favorável ao empreendedorismo”, disse a secretária.

Casos de sucesso

Além da apresentação do cenário do Empreendedorismo Feminino em Mato Grosso, o Sebrae/MT mostrou as soluções oferecidas de apoio às mulheres e ainda um painel com empreendedoras, que são destaques em seus negócios no Estado.

O ‘Encontro Entre Elas’ em Cuiabá ainda contou com uma palestra da jornalista e escritora, Rafa Brites, autora do livro ‘Síndrome da Impostora’, sobre estratégias criativas, essência feminina e posicionamentos importantes para o desenvolvimento de habilidades emocionais e empreendedoras sem autossabotagem.

2024 word1
Rafa Brites falou sobre síndrome da impostora – Foto: Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT

“O Sebrae/MT é uma instituição tradicional, de credibilidade e ao mesmo tempo muito inovadora porque consegue estar sempre à frente nas causas e hoje, falando com as mulheres aqui sobre síndrome da impostora, cheguei a conclusão de que a gente só consegue inovar em ambientes seguros. Então é muito bonito ter ações como essa voltada às mulheres porque quando as mulheres se sentem seguras, conseguem ir mais longe”, falou.

A escritora, que durante a palestra levou as mulheres do riso à emoção, explicou sobre o que é a síndrome da impostora. “É aquela sensação de achar que não é boa o suficiente, que não está pronta e isso atrapalha muitas mulheres porque a gente se sabota e se boicota. A principal estratégia para enfrentar isso é ter uma rede de apoio e é justamente isso que estamos fazendo hoje, conectando mulheres e histórias”, disse.

Em busca de conhecimento

A empreendedora Cristiane Dargesso Luckachaki possui uma indústria de cosméticos e sabonetes naturais e veganos e esteve presente no ‘Encontro Entre Elas’. Para ela, o apoio desenvolvido pelo Sebrae Mato Grosso é fundamental em todas as etapas do empreendedorismo.

“Eu tive uma clínica de estética durante 15 anos e veio aquele chamado. Eu queria fazer algo além do que eu já fazia, queria poder cuidar de mais pessoas e o Sebrae esteve presente desde o início. A instituição está em todos os momentos do empreendedor, porque quando você é pequeno, ele está ali para te ajudar, e quando você pensa em expandir, ele também está ali com soluções. Eu tive muito auxílio com palestras e consultorias e foi muito importante para que a gente alavancasse a visão de negócio e esses encontros são maravilhosos porque nos fortalece. A gente consegue verificar a nossa história em muitas outras mulheres”, disse.

2024 word1
Empreendedoras puderam conhecer soluções oferecidas pelo Sebrae Mato Grosso – Foto: Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT

Para a empreendedora Dayse Facin, eventos que reúnem mulheres promovem uma mudança transformadora na jornada de trabalho.

“É uma virada de chave na nossa vida. Eu sei a importância que o Sebrae tem na vida dessas empreendedoras que querem iniciar a sua fase de empreendedorismo, de liderança e talvez não encontrem uma instituição que apoie elas. O Sebrae foi o diferencial na minha carreira profissional. Há três anos comecei a ir nos eventos e também levei a minha equipe a participar de algumas oficinas e o Sebrae tem ajudado muito no desenvolvimento da nossa empresa”, afirmou a dona de um escritório de contabilidade.

Ações em todo o estado

Na última terça-feira (26), o ‘Encontro Entre Elas’ reuniu mais de 100 mulheres na Prefeitura de Barra do Garças. Já na quarta-feira (27), o encontro também reuniu mais de 100 mulheres na Câmara Municipal de Confresa. As ações foram desenvolvidas para fortalecer o empreendedorismo feminino para além da capital. Anteriormente, o evento já havia sido realizado no município de Rondonópolis, onde reuniu cerca de 100 mulheres, somando mais de 800 participantes em todo estado. A ação também será realizada em outros municípios de Mato Grosso.

Sebrae Delas

Em 2023, o programa ‘Sebrae Delas’ atendeu mais de 5 mil mulheres em Mato Grosso. O programa trabalha três pilares para o desenvolvimento do empreendedorismo feminino: o ‘Eu’, que é o desenvolvimento da mulher na vida pessoal, carreira, família e outras áreas; o ‘Meu’, que envolve empresas e ideias de negócios e o ‘Nós’, que faz a conexão de mulheres empreendedoras para formar uma rede de cooperação de empreendedorismo feminino.

“Por meio da pesquisa, podemos observar os diversos motivos que levam as mulheres de Mato Grosso a empreender. Seja pela necessidade, pela vontade de ser independente financeiramente, pela visão de oportunidade ou até mesmo pelo sonho de ser dona do próprio negócio, o Sebrae está disponível para ajudar todas essas mulheres que buscam empreender ou já empreendem. Sabemos que as dificuldades são muitas e por isso buscamos facilitar o acesso ao conhecimento. Queremos estar cada vez mais presentes em todo o estado para mostrar que a mulher empreendedora pode contar com o Sebrae para caminhar junto”, ressaltou a diretora Superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun.

Fonte: Sebrae

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.