Adaptar um clássico literário para os cinemas . Principalmente porque o que torna os romances especiais é justamente sua escrita, e não é tão fácil encontrar uma forma de traduzi-la para a linguagem cinematográfica. Mas alguns diretores cumprem essa missão de forma espetacular, como acontece em , filme de 2011.
Xícaras e casas vitorianas
A história nos apresenta Jane Eyre (), uma jovem criada em um orfanato que vai trabalhar como governanta na mansão Thornfield. Tanto os arredores quanto o dono da casa, Sr. Rochester (), parecem frios e inacessíveis – mas, aos poucos, Jane começa a conhecê-los melhor e ver o que se esconde por trás de toda a fachada.
Jane Eyre é dirigido por e adapta o romance homônimo escrito por Charlotte Brontë em 1847. Com roteiro de , o longa conta com um elenco de luxo que traz, além de Wasikowska e Fassbender, , , , e .
O filme de Fukunaga é um exemplo perfeito de como fazer uma adaptação respeitando a essência do romance original sem se limitar a transferir rotineiramente cada um dos acontecimentos do livro, mas sim e os conflitos de seus personagens.
Retratos falados comparam famosos personagens do cinema com suas descrições nos livros
Wasikowska e Fassbender não só sabem refletir com a sua interpretação a psicologia de dois personagens com fardos do passado e incapazes de expressar seus sentimentos em palavras, como também apresentam na abordagem silenciosa de Jane e Rochester.
Também é, visualmente, uma das adaptações de maior sucesso do livro, com um excelente design de produção – destaque para o cenário de uma mansão sombria e gótica que serve como uma metáfora para os sentimentos dos personagens. Jane Eyre está disponível para compra ou aluguel no Prime Video.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso e seja um Adorer de Carteirinha!
Fonte: adorocinema