O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, (união Brasil-AP), oficializou, nesta quarta-feira, 6, a senadora Tereza Cristina (PP-MS) como a relatora da proposta de emenda à Constituição (PEC) que fixa mandatos de oito anos para ministros do Supremo tribunal Federal (STF).
De autoria do senador Plínio Valério (PSDB-AM), a PEC ainda estabelece prazos para sua indicação, aprovação pelo Senado Federal e nomeação. Além disso, prevê a hipótese de escolha pela maioria absoluta do Senado caso o presidente da República ultrapasse o prazo estabelecido.
A escolha de Tereza, que lidera o PP no Senado, é um aceno de Alcolumbre à oposição, tendo em vista que ele pretende construir uma candidatura à presidência do Senado em 2025.
Com amplo apoio da oposição, a PEC dos mandatos também que defende ainda a elevação da idade mínima para se tornar ministro do Supremo.
No início deste ano, Pacheco disse que conversaria com ministros do Supremo antes de a matéria começar a andar no Parlamento.
Fonte: revistaoeste