É comum vermos a harmonização de vinhos com queijos, mas será que dá pra fazer o mesmo com a cerveja? Se você adora queijos, saiba que tanto é possível, como alguns tipos são a combinação perfeita com cervejas frutadas.
No episódio desta semana do podcast Cerveja pra descontrair, exibido nas rádios Centro América FM e Morena FM, o sommelier Elvio Resende fala sobre os tipos de queijos e quais as cervejas ideais para apreciar o melhor do dois mundos. (Ouça o áudio abaixo)
O sommelier sugere que queijos de massa mole como brie, emmental e camembert combinam muito bem com cervejas frutadas – com adição de frutas – então as cervejas de cereja, e também as de framboesa, por exemplo, trazem características que potencializam o sabor dos queijos.
Outra dica de Elvio Resende é saborear esse grupo com as cervejas de trigo, seja uma cerveja de trigo escura ou as claras, que são cervejas que trazem o toque frutado com uma nota condimentada que se encaixa muito bem com esse tipo de queijo.
Para aqueles que gostam dos que possuem sabores mais fortes, como gorgonzola, parmesão, provolone, que tem um sabor intenso defumado, as cervejas mais amargas e mais lopuladas, caem como uma luva.
De acordo com o sommelier, são cervejas que equilibram muito bem, potencializam os sabores dos queijos e trazem uma nota de equilíbrio nessa harmonização. Anote aí: gorgonzola com Imperial IPA é uma grande pedida, assim como as Imperial Stouts com parmesão. Fica a dica!
Outras dicas sobre sabores, degustação e harmonização, você encontra no Cerveja pra descontrair exibido nas rádios Centro América FM e Morena FM.
Fonte: primeirapagina