Segundo uma pesquisa da Serasa, para a maioria dos brasileiros a conta de água, luz e gás ocupam o maior porcentual do orçamento mensal.
O estudo “Perfil e Comportamento do Endividamento Brasileiro 2023” da Serasa mostra que 53% dos brasileiros consideram aquelas contas as mais pesadas de serem pagas.
Além disso, 83% dos entrevistados admitem que já atrasaram o pagamento de outro tipo de conta, porque tiveram de priorizar o pagamento de água, luz ou gás.
Pesquisa do Serasa mostra que contas representam metade do salário mínimo
A pesquisa mostra que, para 82% dos brasileiros endividados, o valor das contas básicas chega a representar até R$ 750 — quase a metade do salário mínimo, que está em R$ 1.320. E 74% das dívidas de contas básicas estão atrasadas há pelo menos um ano.
Produzida pela Serasa junto ao Instituto Opinion Box, com o suporte da Flexpag, a fintech das Utilities, a pesquisa “Perfil e Comportamento do Endividamento Brasileiro 2023” ouviu 11.541 pessoas, maiores de 18 anos, de todas as regiões do país. São 52% de homens e 48% de mulheres.
A coluna analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do mercado e que podem influenciar nos rumos da política e da economia do Brasil.
Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail
Fonte: revistaoeste