Sophia @princesinhamt
Notícias

Eraí aponta negligência do piloto como causa principal de acidente aéreo fatal

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Em conversa com jornalistas na manhã desta segunda-feira (9), o empresário Eraí Maggi, proprietário do Grupo Bom Futuro e dono do aeródromo onde dois homens morreram em um acidente de avião na semana passada, afirmou que o piloto Fernando Kawahata Barreto (42), agiu com negligência no momento da decolagem da aeronave.

O acidente, envolvendo um bimotor da marca King Air, modelo C90, tirou a vida do piloto e do venezuelano Juan José Jamarillo (62), que estava trabalhando no galpão atingido pelo avião.

Além das vítimas fatais, dois ocupantes do avião, os irmãos Adelar Mateus e Valdir Jacobowski, produtores rurais do norte do estado, ficaram feridos.

Para Eraí, o erro do piloto aconteceu no momento em que Fernando não ganhou velocidade suficiente para levantar voo, causando uma perda de sustentação da aeronave no ar e, consequentemente, o contato com o solo.

“Que isso sirva de exemplo para nós e todos os pilotos, não pode brincar com isso, não. Tirou o avião [do chão] muito cedo. Tinha que ter deixado correr mais, o avião andou pouco. pelas filmagens foi uns 300 metros e precisava ter andado no mínimo 600 metros para tirar ele [o avião] do chão. O piloto, infelizmente, teve negligência”, afirmou Maggi.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) instaurou um procedimento, para investigar oficialmente as causas da queda da aeronave em Cuiabá.

Câmeras de segurança do aeródromo registraram o momento em que a aeronave, descontrolada, sai pela lateral direita da pista, toca violentamente contra o solo e bate no hangar, onde Juan José trabalhava, iniciando um incêndio no local, matando o piloto e o funcionário terceirizado carbonizados.

Segundo Eraí Maggi, o acidente poderia ter sido ainda mais trágico se tivesse atingido outras estruturas do aeródromo que, segundo ele, estavam lotadas com trabalhadores, lamentando a morte das duas vítimas e minimizando os prejuízos causados pelo acidente.

“A maior perda foi a vida do trabalhador, a vida do piloto, a criança que ficou sem o pai agora, a esposa que ficou sem o marido. Perda material tem seguro, isso não é problema” pontuou.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  –  GRUPO 2  –  GRUPO 3

Fonte: unicanews

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.