Sophia @princesinhamt
Economia

Casas Bahia redefine estratégia de vendas para recuperar-se de dívida pendente

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A rede varejista Casas Bahia vai mudar o foco de suas vendas para se livrar de dívida bilionária. A empresa vai priorizar a venda de produtos duráveis e de maior valor agregado.

A companhia, fundada em 1952 pelo imigrante polonês Samuel Klein, vai se concentrar no tipo de negócio que deu origem ao grupo. A varejista vai comprar e vender móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos.

Categorias presentes hoje no site da companhia — como artigos para decoração, de festa, perfumaria e cosméticos, itens de pet shop, alimentos e bebidas — não serão mais vendidas. Elas continuarão no site, mas mediante venda de terceiros, como a Shopee, por exemplo.

Leia mais: “Saul Klein, das Casas Bahia, é condenado a pagar R$ 30 milhões por aliciar, estuprar e prometer empregar mulheres”

“Nós estávamos gastando muito para sermos generalistas, tentando atrair clientes de outras categorias, como uísque, sendo que o nosso cliente de móveis e eletro já é muito fiel”, disse o presidente do Grupo Casas Bahia, Renato Franklin, em entrevista coletiva na sede da empresa, em São Paulo, na quarta-feira 20.

Com isso, a empresa pretende economizar até R$ 1 bilhão em estoques neste ano.

Casas Bahia quer amortizar dívidas já nos próximos trimestres

De acordo com dados do segundo trimestre deste ano, o Grupo Casas Bahia tem R$ 3,7 bilhões de endividamento bruto e R$ 1,5 bilhão de risco sacado (operação que antecipa os recebíveis dos fornecedores com a intermediação de instituições financeiras).

Casas Bahia garotoCasas Bahia garoto
Rede Casas Bahia Prevê Retomada De Crescimento Somente A Partir De 2025 | Foto: Divulgação/Casas Bahia

A rede varejista também soma R$ 8,7 bilhões de empréstimos e financiamentos, sendo R$ 5 bilhões de repasse para instituições financeiras referentes a operações com crediário, segundo informações do jornal Folha de S.Paulo.

Ainda assim, de acordo com o presidente Renato Franklin, a companhia prevê crescimento efetivo somente a partir de 2025. No momento, a busca é por um crescimento sustentável.

Mudança de estratégia no mercado financeiro

Diante do cenário de dívida e com lucro abaixo do esperado, a identificação da companhia mudou na Bolsa de Valores do Brasil, a B3. No pregão de quarta-feira 20 de setembro, a Via, controladora da marca, mudou o seu código, de VIIA3 para BHIA3. O rebranding foi validado em assembleia geral realizada em 12 de setembro.

De acordo com a empresa, não será só o nome e o código na B3 que irão mudar. Até o slogan vai ser modificado. “Dedicação total a você”, frase que há décadas aparece em propagandas das Casas Bahia, será, a partir de agora, o mote oficial de todo o grupo.

Na semana passada, a companhia promoveu uma oferta de novas ações (follow-on), quando captou R$ 623 milhões.

Leia também: “A volta da Odebrecht”, reportagem de Carlo Cauti publicada na Edição 180 da Revista Oeste

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.