Atualmente existem várias maneiras de se possuir um carro, mesmo que seja por tempo determinado.
Dessa forma, confira qual modalidade de obtenção pode ser mais viável a depender do perfil do consumidor.
Formas de possuir um carro
Foi-se o tempo em que para dirigir um carro era necessário comprá-lo, investindo uma boa grana.
Com o passar do tempo e a chegada de inovações que atingiram a oferta de empresas e o perfil do consumidor, há mais de um modelo de negócio disponível atualmente para o tema.
Além de comprar o carro próprio, atualmente tem se tornado cada vez mais popular modalidades como aluguel e assinatura de veículos.
Estas opções são alternativas à compra de um carro, como forma de se livrar de custos de manutenção que são ‘’adquiridas’’ junto com o automóvel.
Mas afinal, comprar ou alugar um carro, qual é a solução mais viável nos dias atuais?
Carro próprio
Comprar o próprio carro ainda é uma opção bastante interessante do ponto de vista de adquirir um bem.
Além disso, arcar com custos que fazem parte de um bem futuro é o ponto mais tentador dessa tradicional prática.
Porém, cada vez mais tem sido levado em conta os dispendiosos gastos que possuir um veículo acarreta.
Esta informação é útil: Afinal, os carros seminovos vão ficar mais baratos?
Dessa forma, as altas taxas de juros, principalmente em prazos de financiamento longos podem desanimar o consumidor que espera ter um carro próprio, mas sabe que isso lhe custaria alto.
Assinatura de veículo
Uma opção mais atual e chamativa que tem ganhado cada vez mais adeptos é o aluguel por assinatura de carros.
Nesta modalidade, o consumidor adquire o veículo por determinado tempo, podendo usufruir das benesses do transporte particular de acordo com o contrato.
Segundo dados do relatório Data Bridge Market Research, o mercado global de assinatura de veículos deve atingir US$ 12,2 milhões até 2028, com um crescimento anual estimado em 14%.
A alta aponta para um novo perfil do consumidor automotivo, que frequentemente faz contas para não impactar sua saúde financeira para possuir um carro.
Além disso, a adesão maior por parte de montadoras para esse tipo de negócio, garante ainda mais benefícios ao se escolher por esse acordo.
Em outras palavras, obter um carro por assinatura significa não assumir compromissos com custos tal como IPVA, manutenção e licenciamento.
Em contrapartida, pesa o fato de o veículo não passar a ser seu ao fim de qualquer contrato.
Segundo Caroline Milanez, gerente comercial da plataforma de mobilidade V1 o aluguel de carros pode ser uma opção mais atrativa:
”Na ponta do lápis, é possível comprovar que a assinatura é mais vantajosa, pois evita a necessidade de se comprometer com várias despesas ou buscar crédito em instituições financeiras”, comenra Caroline.
Fonte: garagem360.com.br