Além do apoio para a viagem, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) é parceria das instituições de cegos por meio dos programas Pontos de Esporte e Lazer e o Olimpus, que atende alguns dos esportistas deficientes visuais e treinadores com Bolsas Atleta e Técnico.
Uma das beneficiadas pelo programa Olimpus, por exemplo, é Carol Duarte, que foi a artilheira da competição com 40 gols. A atleta integra a seleção brasileira de goalball e foi contratada neste ano para reforçar o time do Icemat.
“É uma satisfação possibilitar que as políticas públicas esportivas cheguem às pessoas com deficiência, afinal o esporte é transformador para todos e todas. E é uma honra fazer parte dessas conquistas e ver a evolução do paradesporto mato-grossense. Desejamos parabéns e vida longa de sucesso ao goalball de Mato Grosso”, celebra o secretário da Secel, Jefferson Carvalho Neves.
Equipes feminina e masculina do Icemat
Créditos: Renan Cacioli-CBDV
Os times feminino da AMC e o masculino do Icemat estão garantidos na Série A do Brasileiro de goalball, que ocorre entre os dias 23 e 30 de setembro, em São Paulo.
Organizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), o Regional Centro-Norte de goalball reuniu, de 04 a 08 de julho, 16 equipes dos Estados de Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, além do Distrito Federal. Esse foi o último dos cinco regionais da modalidade em 2023, antes do início dos nacionais.
Fonte: matogrossodigital