A temporada de inverno 2023 teve seu início oficial nesta quarta-feira (21). Quem possui um carro deve ter em mente que, frente às baixas temperaturas que já se fazem presentes em diversas regiões do País, a estação mais fria do ano exige cuidados redobrados com a manutenção do veículo.
Confira 3 dicas básicas de cuidados com a manutenção do carro no inverno
Segundo especialistas de empresas do setor automotivo, como a Allianz Assistance e a Dunlop Pneus, as baixas temperaturas exigem uma atenção redobrada a alguns itens pouco lembrados na manutenção regular dos veículos, incluindo o cuidado com peças como bateria, reservatório de partida frio, velas e também os pneus dos carros.
O ideal é que as peças sejam verificadas regularmente, conforme orientações do manual de revisões de cada veículo. Contudo, é recomendável uma revisão extra no período de frio intenso.
1- Pneus devem ser estar em perfeitas condições
Os pneus com a pressão correta proporcionam melhor aderência, desempenho e segurança nas estradas. Contudo, as baixas temperaturas podem afetá-la. O ideal é que se faça a calibragem dos pneus pelo menos uma vez por semana quando o tempo estiver gelado.
Além disso, é preciso sempre observar o desgaste dos pneus. É possível fazer isso olhando o TWI (sigla em inglês para indicador de desgaste da banda de rodagem), que é um item obrigatório, presente em todos os pneus e que permite de forma visual observar possíveis desgastes. Dessa forma, é possível verificar o momento ideal de realizar a troca, que deve ser feita um pouco antes de alcançar o limite do indicador.
Ccertifique-se, também, de que as vias estejam livres de geada antes de iniciar a rodagem. Isso é fundamental para garantir a aderência e o controle adequado do carro.
Nunca é demais lembrar que os pneus são os responsáveis pelo contato do veículo com o solo e, consequentemente, pela eficiência em contorno de curvas, na tração para se movimentar e na aderência no momento de uma frenagem. Por isso, é essencial que se faça a inspeção e substituição (caso necessário) dos pneus no período de inverno.
2- Motor deve estar o suficientemente aquecido
Em veículos mais novos, nem sempre é necessário esperar até que o motor esquente por completo para começar a rodar. Porém, é aconselhável que se aguarde pelo menos o tempo necessário para que a rotação do motor baixe um pouco, antes de sair com o veículo.
Fique atento conta-giros e espere que o mostrador indique, no máximo, 1.000 rpm. Com isso, você pode estender um tempo precioso na vida útil do veículo. Especificamente para veículos equipados com motor flex, o abastecimento com gasolina é o mais indicado durante o período de frio.
3- Verifique os fluidos do veículo
Antes de dar a partida no motor, certifique-se de que os fluidos do veículo não sofreram congelamento. Isso inclui componentes de freio, arrefecimento, câmbio, motor e direção hidráulica. O congelamento desses óleos pode causar mau funcionamento do veículo e potenciais defeitos que levarão o carro à oficina.
Fonte: garagem360.com.br