Sophia @princesinhamt
Política

Mato Grosso participará do teste de integridade da urna com biometria

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Mato Grosso é um dos estados contemplados para a realização do teste de integridade das urnas eletrônicas das Eleições 2022 com uso de biometria. Após votar, no dia 02 de outubro, primeiro turno, o eleitor será convidado a participar do teste, que ocorrerá o mesmo momento da auditoria da votação eletrônica. Duas das 20 urnas eletrônicas que serão auditadas passarão pelo teste com biometria.

Este ano, a auditoria será realizada das 7h às 12h, na Faculdade de Tecnologia (FATEC) do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MT), que fica na Av. XV de Novembro, n° 303, Porto, em Cuiabá. No local, também funcionam seções eleitorais, nas quais os eleitores serão convidados a participar do teste de integridade com biometria.

A participação é facultativa. Caso aceite, o eleitor passará por um novo processo de votação com identificação biométrica, no entanto, ao contrário do voto dado em sua seção eleitoral, que é válido, esse novo voto não será contabilizado, pois o procedimento é apenas uma simulação para fins de análise de comportamento do equipamento.

O projeto-piloto foi instituído pelo Tribunal Superior Eleitoral (), em à demanda apresentada pelo Ministério da Defesa.

Uma simulação do teste foi realizada pelo TSE, nesta quinta-feira (15.09), com a participação do presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes, e demais ministros do TSE, entre outras autoridades, além da imprensa.

Este ano, serão testadas 641 urnas em todo o Brasil. No projeto-piloto com biometria, o eleitor vai liberar a urna com sua biometria.

As urnas que vão participar dos testes estão espalhadas por todas as 27 Unidades da Federação e serão escolhidas por sorteio aleatório. Desse total, serão testadas 56 urnas com a novidade, o que significa um percentual de 8,74% do total. Na resolução aprovada em Plenário na última (13.09), a previsão era de no mínimo cinco estados e o Distrito Federal e um percentual entre 5% e 10% das 641 urnas testadas. A iniciativa com biometria em nada muda o Calendário Eleitoral.

Foram selecionados 19 estados que apresentaram condições técnicas e logísticas para o uso da biometria nos testes. Além de Mato Grosso, o projeto-piloto ocorrerá nos estados de Alagoas, , Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.