Já conhecido pelas ideias “diferentonas” e opiniões fortes sobre a arte do cinema, Christopher Nolan lança, em breve, seu novo trabalho. Estrelado por Cillian Murphy, de Peaky Blinders, Oppenheimer se inspira na história real do pai da bomba atômica e tudo indica que o cineasta trará grandes inovações para o estilo visual do filme – e a posição do espectador na sala de cinema pode tornar a experiência ainda melhor.
“Nós nos esforçamos muito para rodar o filme de forma que possamos lançá-lo nessas telas grandes. É realmente uma ótima maneira de dar às pessoas uma experiência que elas não podem ter em casa. Podemos fazer coisas com filmes que antes só podíamos fazer com o som em termos de causar grande impacto para o público, uma resposta quase física ao filme”, disse Christopher Nolan ao Associated Press.
Pois bem, para sentir essa experiência toda, o cineasta dá a dica de qual lugar ele recomenda escolher dentro da sala de cinema. “Quando estou em um cinema Cinemascope [salas com tela em formato widescreen], gosto de estar bem perto da frente, no meio da terceira linha. Quando estou em uma sala IMAX, gosto de estar um pouco atrás da linha central, bem no meio”, explicou.
Oppenheimer terá cenas em preto e branco
Para o novo filme, Nolan revelou ter adotado algumas técnicas criativas que nunca havia feito antes, tanto em termos visuais, quanto no roteiro. O filme conta com algumas cenas coloridas em outras em preto e branco, que carregam um significado importante para a história.
“Escrevi o roteiro em primeira pessoa, coisa que nunca tinha feito antes. Não sei se alguém já fez isso, se é algo que as pessoas fazem ou não… O filme é objetivo e subjetivo. As cenas coloridas são subjetivas; as cenas em preto e branco são objetivas. Escrevi as cenas coloridas na primeira pessoa. Então, para um ator que lê isso, de certa forma, acho que seria bastante assustador”, disse em entrevista à revista Total Film.
Oppenheimer estreias nos cinemas em 21 de julho de 2023.
Fonte: adorocinema