Sophia @princesinhamt
Política

Projeto de Medeiros propõe equiparação de pacientes com doenças graves a pessoas com deficiência, garantindo acesso a benefícios sociais.

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá
O deputado federal José Medeiros (PL) apresentou o Projeto de Lei 1074/19, que equipara os portadores de graves e os pacientes transplantados às pessoas com deficiência. 

O objetivo do projeto é assegurar a essas categorias os direitos especiais já concedidos às pessoas com deficiência, como o acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), no valor de um salário mínimo mensal.

A proposta de Medeiros, que altera o Estatuto da Pessoa com Deficiência (13.146/15) e a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS, 8742/93), favorece pessoas com as doenças elencadas na Lei 7.713/88, como tuberculose, esclerose múltipla, aids, neoplasia maligna (câncer), hanseníase e cardiopatia grave, entre outras. A medida alcança as pessoas com impedimentos de longo prazo (físico, , ou sensorial) que as impossibilitem de participar da em sociedade em igualdade de condições com as demais.

Para o deputado, a proposta vai ao encontro da atuação do Parlamento, que nas últimas décadas aprovou leis de proteção social para camadas vulneráveis da população, como idosos, crianças e adolescentes e pessoas com deficiência.

“Pela dedução dos princípios inscritos na Constituição, pode-se inferir, com toda a segurança, que pessoas com deficiência e pessoas com doenças graves gozam de direitos especiais, que compensem suas peculiaridades. Essa lei faz justiça social e proporciona segurança jurídica para pessoas portadoras de doenças graves, ressalta o deputado federal José Medeiros.
 
Tramitação

O projeto deve ser votado na próxima semana pelo plenário da Federal, uma vez que ele entrou em pauta na última quinta-feira (11).

Apresentado em 2019, a proposta já foi aprovada pela Comissão de Seguridade Social e Família, atual Comissão de Saúde.


 
Assessoria

Fonte: leiagora

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.