Sophia @princesinhamt
Cinema

O fracasso da trilogia de ficção científica que desapontou a audiência

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

The Last of Us foi um sucesso e Super Mario Bros. está a caminho de ser um também. Duas adaptações de videogame que deram muito certo e que ajudam a acabar de vez com a maldição dos videogames. Porém, a indústria cinematográfica passou décadas tentando traduzir histórias de jogos para a tela grande sem bons resultados. Ao longo do caminho, foram investidos bilhões de dólares que não se traduziram em bilheteria.

Foi o que aconteceu com Assassin’s Creed, filme de Justin Kurzel estrelado por Michael Fassbender. Grandes eram as expectativas, mas acabou sendo um grande fracasso para o gênero e qualquer plano de expandir a história desmoronou, para grande decepção dos fãs.


Assassin's Creed







A adaptação cinematográfica de Assassin’s Creed foi anunciada em grande estilo. Parecia que seria algo diferente desta vez porque a Ubisoft teria um grande papel no processo e o diretor queria fugir do CGI excessivo. Na época, em entrevista ao IGN, ele afirmou que eles vasculharam cuidadosamente os locais para dar a história o máximo de autenticidade possível.

Os apoiadores de Callum Lynch (interpretado por Fassbender) começaram a se aquecer. Mesmo antes de ser lançado, circulavam rumores sobre possíveis sequências. Nesse mesmo artigo do IGN foi dito que já existiam planos para mais dois filmes e que a primeira sequência iria começar o desenvolvimento enquanto Assassin’s Creed ainda estava em produção.

The Last of Us: Fãs pedem que HBO Max cancele 2ª temporada com Pedro Pascal e Bella Ramsey

Daphne Yang, CEO da CatchPlay – empresa que financiava o filme – garantiu em 2016 que queria transformar o filme em uma franquia inteira, já que “os jogos da Ubisoft fazem tanto sucesso que são ideais para sequências”. Kurzel foi além, dizendo que gostaria de explorar a Guerra Fria.

2024 word2
20th Century Fox

Mas o estúdio não escapou da maldição dos videogames. Assassin’s Creed foi massacrado pela crítica, atingindo apenas 19% no Rotten Tomatoes. Quanto a bilheteria, chegou a 240 milhões de dólares e, sabendo que custou cerca de 125 milhões, os números não parecem tão catastróficos, mas não era o que o estúdio esperava. Nos Estados Unidos, onde faturam mais com os ingressos vendidos, chegaram a 54 milhões de dólares.

As razões por trás do fracasso são variadas. Por um lado, não conseguiu atrair os fãs de videogame porque o filme se concentrou nos elementos menos interessantes da franquia e não apresentou nenhum dos personagens principais. Por outro lado, o público que nunca havia jogado Assassin’s Creed antes não se sentia tão atraído a ir ao cinema para vê-lo.

Fonte: adorocinema

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.