Sophia @princesinhamt
Economia

Presidente do Banco Central afirma que pressão inflacionária continua afetando a economia brasileira

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta quarta-feira, 12, que, apesar de a inflação no Brasil ter desacelerado em março para 0,71% (ante 0,84% em fevereiro), as pressões para a alta dos preços ainda permanecem, em razão de uma demanda relativamente forte.

A afirmação foi feita durante uma reunião fechada com investidores, organizada pela XP em Washington, cuja apresentação foi divulgada pelo Banco Central nesta quarta-feira. “A inflação caiu, mas as pressões permanecem. O componente de demanda da inflação no Brasil é relativamente forte”, informou Campos Neto, na reunião, conforme a apresentação.

publicidade

Ele também explicou que, entre agosto e novembro, houve uma desaceleração das pressões para a inflação de longo prazo e expectativa de queda de juros, mas, a partir de novembro, esse cenário se deteriorou, possivelmente em razão da nova política que seria adotada pelo então presidente eleito , de pôr fim ao limite de gastos públicos.

“Expectativas de inflação de longo prazo estavam ancoradas em 2022, mas desde novembro iniciou um processo de deterioração”, acrescentou o presidente do BC, na apresentação aos investidores. Segundo o presidente do BC, desde fevereiro o mercado voltou a projetar a redução da Selic.

O último Boletim Focus, que capta as projeções de analistas de mercado, mostra que as expectativas de inflação seguem piorando, inclusive em horizontes mais longos. A estimativa para o IPCA em 2024 passou de 4,02% há um mês para 4,14% nesta semana. Para 2025, o dado passou de 3,8% para 4%.

Para controlar a inflação de demanda, o Comitê de Política Monetária (Copom) mantém a da economia elevada. Atualmente a taxa anual de juros está em 13,75%, o que é motivo de uma campanha contra Campos Neto, encabeçada por Lula e engrossada por aliados petistas e de outros partidos de esquerda.

Relacionadas

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.