Uma pesquisa da Horus Inteligência de Mercado mostra que aumentaram os preços dos ovos de chocolate feitos para a Páscoa de 2023. O valor médio subiu cerca de 35%, de acordo com o levantamento.
Os pesquisadores acreditam que a elevação nos preços dos chocolates é um dos grandes vilões para a elevação no valor do produto. Os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrado em fevereiro, corroboram com essa conclusão.
De acordo com IBGE, os valores dos chocolates e dos bombons subiram 11,6% em 12 meses. E, em 2023, apenas entre janeiro e fevereiro, a alta ficou em 1,6%.
“Neste ano, a páscoa dos brasileiros será mais salgada”, disse o educador financeiro Lucas Silva ao jornal Gazeta do Povo. “Além dos produtos da cesta básica que já estão em alta por conta da inflação, o custo do chocolate teve o maior aumento desde 2016.”
Segundo o educador, esse feriado tem um apelo menor para a vendas, quando comparada ao Natal e o Dia das Mães, por exemplo. “Mas para não passar em branco, vale pensar alternativas como presentear com caixas de bombons ou barras de chocolate”, comentou Silva.
Mas mesmo com o apelo menor e os preços em alta, as vendas dos ovos de chocolate nesta Páscoa devem manter o mesmo nível de 2022. A conclusão é de um levantamento do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo (Ibevar), que contou com a parceria da FIA Business School, escola criada por professores do Departamento de Administração da Universidade de São Paulo.
Relacionadas
Fonte: revistaoeste