Sophia @princesinhamt
Mundo

Inscrição em cirílico milenar é descoberta por arqueólogos búlgaros – uma fascinante história da história búlgara.

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Uma equipe de arqueólogos encontrou uma placa de chumbo com inscrição cirílica em uma fortificação de Balak Dere, perto da Vila de Houhla, próximo a Ivaylovgrad, no sul da Bulgária. A descoberta, feita no ano passado, foi anunciada oficialmente pela agência de notícias Bulgarian News Agency, na terça-feira 28.

O objeto foi descoberto pelo arquiteto Ivaylo Kanev e sua equipe do Museu Nacional de História da Bulgária, e a inscrição data da época do czar Simeão I, o Grande (864-927), nos primórdios desse sistema de alfabeto.

Ao analisarem a inscrição, os pesquisadores notaram que o início do texto estava no interior da placa de chumbo, que havia sido dobrada. Eles desdobraram o objeto com cuidado e encontraram 11 linhas, sete no interior e quatro no exterior, de texto em antigo cirílico-búlgaro.

Relacionadas

Sobre a inscrição encontrada na Bulgária

O alfabeto cirílico, atualmente conhecido como alfabeto russo, foi provavelmente criado na Bulgária, no século 19, pelos missionários São Cirilo e São Metódio, que usaram o sistema de escrita para traduzir a Bíblia para as línguas eslavas (de Bulgária, Ucrânia, Rússia, Croácia, entre outros países).

O reinado de Simeão I, o Grande é conhecido como a Era de Ouro da cultura búlgara. O texto na inscrição teve dois nomes decifrados, Nikola e Pavel, que provavelmente realizaram algum pedido por meio da escrita.

Essa descoberta é um dos textos em cirílico mais antigos já encontrados. A fortificação de Balak Dere, onde o artefato foi encontrado, tinha uma guarnição do imperador Simeão durante sua campanha de marcha contra Constantinopla.

Simeão I, o Grande realizou campanhas militares de sucesso contra os bizantinos, os magiares e os sérvios. Simeão I conquistou a maior expansão territorial que a Bulgária já teve, no que levou o país ao título de nação mais poderosa da Europa oriental por um tempo.

Relacionadas

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.