Conhecer o público-alvo da sua marca é essencial para lançamentos, pois ajuda nos estudos de tendências para sua coleção. Saiba mais sobre tendências e o alinhamento com seu público-alvo.
Afinal, o que são tendências?
As tendências movem o mundo e o mercado da moda. Os fashionistas estão sempre atentos às novidades das passarelas, desfiles e nas previsões de portais para inserir novos produtos em suas coleções. Porque produzir peças alinhadas com o seu público-alvo, é necessário entender quais tendências se encaixam para o seu negócio.
Podemos perceber que as tendências estão inseridas no mercado quando alguma cor ou aplicação está presente nos estilos das pessoas nas ruas, nas vitrines e nas redes sociais, principalmente.
Ou seja, definimos como tendência de moda aquilo que é usado e consumido em uma estação ou momento, além de itens que são vistos a nível global. Engana-se quem pensa que tendências são apenas um estilo de roupas usadas por um determinado grupo de pessoas, pois elas influenciam muito as vendas.
Como estilista ou confecção, o importante é identificar o que está em voga no mercado para adaptar a produção para as necessidades do seu público-alvo, evidenciando o desejo de compra do consumidor.
Preste atenção: além de peças de roupas, as tendências podem ser aplicadas em outras áreas, como no digital e no design de interiores. Elas podem ter influência nas cores que serão usadas em móveis e decorações, nas formas de objetos decorativos, em acessórios, entre outros.
Para te ajudar a identificar tendências e como aplica-las em peças ideais para o seu público-alvo, preparamos esse conteúdo. Continue a leitura e saiba mais.
Como saber se determinada roupa, objeto ou estilo é tendência?
Uma dúvida muito comum é de como identificar o que é tendência e como ela se encaixa no seu público-alvo, visto que ela está presente em vários mercados e não apenas na moda.
Para isso, é importante entender como funcionam as tendências, pois isso está ligado ao tempo que ela estará presente no mercado e ao time que você precisa ter ao desenvolver uma peça seguindo determinada tendência.
Sempre trabalhando com antecedência dentro do universo da moda, uma tendência pode levar até um ano para ser lançada em uma coleção. Isso por que as marcas estão sempre de olho nas macrotendências e no comportamento dos consumidores.
A influência e o público
Algumas tendências são apresentadas em desfiles e outras por publicações dos influenciadores, através dos comentários referentes aos lançamentos algumas peças de roupas chegam no mercado de forma limitada.
É bastante comum que os influencers recebam peças de testes e divulguem suas opiniões acerca do produto, disseminando-o para o mercado.
É de suma importância estar atendo aos eventos que acontecem para ficar de olho nos lançamentos, além do ciclo que aquele produto vai percorrer. Assim, pode-se afirmar se aquela peça ou tecido ou produto irá permanecer no gosto dos consumidores.
Outra dica é a análise de dados de mercados anteriores. Observar padrões de compra do seu público-alvo pode ajudar a pensar na sua próxima coleção. Além disso, você pode coletar informações de macrotendências (divulgadas em portais e desfiles, por exemplo) e unir com sua análise de mercado para criar peças mais assertivas.
Como medir a força de uma tendência?
Para saber o quão forte é uma tendência e o seu tempo de permanência no mercado, podemos analisar o ciclo de tendências.
Ou seja, devemos prestar atenção quando uma tendência entra no mercado. Os primeiros a aderirem à nova moda são os inovadores, que são os primeiros que apostam no movimento e/ou produto.
Depois de passar pelos inovadores, a tendência passa pelos primeiros adeptos, que são os líderes ou formadores de opinião. Assim, a tendência vai avançando até chegar na massa – quando está presente nas ruas e vitrines.
A massa é o pico da tendência no mercado. Após se popularizar, o ciclo vai decaindo até sair de moda.
No mercado, antes da tendência passar da fase de primeiros adeptos para a massa, as marcas precisam se mobilizar para produzir coleções seguindo aquela moda. De primeiro momento, geralmente as empresas lançam peças e coleções em quantidades limitadas, transmitindo ao seu público-alvo aquele estilo.
A partir do resultado dessas vendas e a aceitação do consumidor, as peças começam a ser produzidas em maior escala e outras marcas começam a lançar os produtos de acordo com o modelo inicial.
E nesse momento começa a competição de preços entre as marcas e a procura constante entre os consumidores. Muitas vezes isso faz com que o produto tenha seu preço elevado por conta da lei da oferta e da demanda.
Marketing de influência para destacar tendências para o seu público-alvo
Com o grande avanço dos meios de comunicação no universo digital, podemos medir a força de uma tendência através dos influenciadores. Atualmente, eles também são responsáveis por lançar tendências e induzir os seus seguidores a adquirir aquela peça ou produto.
Por isso, fazer collabs com influencers é sempre importante, pois eles divulgam a sua marca e seu novo produto. Nossa dica é para você estar atento a esse mercado e se unir a eles, com intuito de trazer mais visibilidade para o seu negócio.
Ah, importante: antes de fechar uma parceria com um influenciador, veja se ele conversa com o público-alvo da sua marca. De nada adianta você fazer uma collab com um influenciador que atinge outro nicho de mercado.
A importância de conhecer o seu público-alvo
Como vimos ao longo do texto, as tendências estão por todos os lados, sendo mostradas em diversos segmentos e momentos. Por isso, antes de trazer uma nova coleção ou produto de acordo com as tendências, é importante conhecer o seu público-alvo.
Criar uma coleção ou até mesmo lançamento de um novo produto exige muita maturidade e responsabilidade, pois aquele artigo deve ir de encontro com o propósito da sua marca e atrair seus clientes.
Pesquisa de tendência
Com o objetivo de minimizar os riscos entre os produtos lançados e o que o consumidor deseja, surge a pesquisa de tendência comportamental. Por meio dessa pesquisa é possível ter um conhecimento maior do seu público-alvo entendendo como ele se relaciona com as marcas, quais são os seus hábitos de consumo e quais são os seus interesses pessoais.
Dessa forma, você consegue se antecipar nas necessidades do seu consumidor e apresentar produtos que despertem o interesse do seu público-alvo. Saber qual tipo de produto o seu consumidor procura é essencial para o sucesso dos seus lançamentos.
Por isso, aqui deixamos algumas dicas para você conhecer ainda mais o seu público-alvo:
1. Analise as suas vendas: uma das formas de maior sucesso é conhecer os produtos que mais têm venda nas suas coleções. Desse modo você consegue se antecipar a necessidade do seu cliente e 0assim produzir produtos com maior assertividade.
2. Entenda o seu consumidor: além de estar sempre de olho nos relatórios de venda, também é importante olhar para o estilo de vida do seu consumidor, ou seja, entender qual seu lifestyle, os seus gostos e seus hábitos.
Por isso esteja sempre atento aos comentários dos seus clientes e como ele se comunica com a sua marca.
3. Busque a fidelização do seu público-alvo: conhecer o seu cliente e como ele se comunica com a sua marca, faz com que você o atenda de forma mais promissora, aumentando assim suas chances de conquistar a fidelidade do seu cliente.
Planeje-se com ações para o pós-venda, esteja disposto a ouvir as solicitações e saber como foi a experiência de compra do seu cliente. Envie lembretes a ele de ofertas, lançamentos e produtos que ele possa se interessar. Essas são algumas medidas que podem manter um relacionamento mais próximo e assertivo com seus consumidores.
4. Entenda o efeito cíclico da moda e do consumo: a moda tem ciclos e é normal que tendências antigas retornem ao mercado com um toque de renovação. Um exemplo é a estampa animal print, que a cada coleção retorna com uma maneira diferente.
Nossa dica é para você conhecer as suas peças e saber sobre as suas vendas, pois isso facilita para você ter em mente aquilo que o seu consumidor procura.
5. Estabeleça indicadores em cada lançamento de coleção: os indicadores servem para você avaliar os resultados que determinado lançamento trouxe para suas vendas. Consequentemente, esses dados te darão um norte nas próximas estações e produtos. Além dos indicadores, trace metas com o objetivo de avaliar o sucesso das novas coleções e de cada artigo.
Agora que você já sabe mais sobre as tendências e a importância de conhecer o seu público-alvo, que tal explorar o nosso blog e conhecer mais matérias como essa para te inspirar?
Além disso, baixe o nosso Guia Fashion e esteja por dentro das últimas tendências de moda íntima e esportiva, além de muitas inspirações para você aplicar nas suas coleções.
Fonte: zanotti