Rei do Gado, clássico de Benedito Ruy Barbosa, foi ao ar pela primeira vez em 1996, no horário nobre da TV Globo. Sucesso instantâneo, a novela conta a saga dos Mezenga e os Berdinazzi. As duas famílias italianas migraram para o Brasil, mas apesar de vizinhos, se tornaram grandes inimigos. Com um ódio capaz de atravessar gerações, as duas famílias também acabam ligadas por histórias de amor e claro, muitas cabeças de gado.
Com sua terceira reprise no ar – a novela é recordista de exibições no Vale a Pena Ver de Novo – o personagem mais lembrado é Bruno Mezenga, vivido por Antônio Fagundes, o próprio Rei do Gado. Trabalhando também com a temática da Reforma Agrária, a novela aborda a questão do MST, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra. Desse núcleo, surge uma grande paixão do pecuarista, a personagem vivida por Patrícia Pillar, Luana.
O líder do movimento na trama, Regino é interpretado pelo ator Jackson Antunes, atualmente no ar em Todas as Flores. Mas sua participação na novela – e até mesmo sua integridade física – correram riscos seríssimos durante as gravações.
Sofrendo de trombose na perna, o ator quase precisou amputar o membro. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo em 1996, na época das gravações da novela, o ator revelou que havia sofrido um acidente durante uma peça, e que não deu a devida atenção ao ferimento. Ao ser alertado por médicos de que sofria de trombose, e que tal condição poderia trazer prejuízos definitivos para sua saúde, o ator precisou contar com a fé para prosseguir com a carreira.
Jackson Antunes também confessou que para as gravações de O Rei do Gado, que ocorreram logo após o acidente, ele precisou usar meias de compressão – única forma de suportar as quase 12 horas de filmagens seguidas que a novela exigia. E tal condição o fragilizou durante a gravação de outros trabalhos posteriores do ator, como A Favorita (2008).
Mesmo passando por esse momento difícil, o ator decidiu adotar um olhar otimista, tirando da doença, força e motivação para seguir com uma carreira de sucesso nas telinhas.
Fonte: adorocinema